Nos aspirantes, título foi para o Esporte Clube Patrocínio após derrotar o Vila Nova de Sapucaia nos pênaltis
CARATINGA – O domingo (12) foi de muita emoção para os amantes do futebol. O Estádio Doutor Maninho foi palco dos dois jogos que decidiram as categorias aspirante e titular da Copa Distrital de Caratinga de 2014.
A Copa Distrital, resgatada pela Prefeitura de Caratinga em 2013, teve este ano a participação de 12 equipes aspirantes e 12 titulares, com participação média de 530 atletas. A competição é promovida por iniciativa do Departamento Municipal de Esportes e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude.
A FINAL
Pela categoria aspirante Esporte Clube Patrocínio e Vila Nova de Sapucaia fizeram uma partida bem equilibrada, mas não conseguiram sair do 0 x 0 e levaram a disputa para os pênaltis. Nas cobranças o Esporte Clube superou o Vila Nova e se consagrou campeã.
Na categoria titular, no jogo mais esperado do domingo, se enfrentaram dois times com grande tradição na Copa Distrital: o Amatonense de Dom Modesto, que foi campeão em 2013, e o Esporte Clube Dom Lara, que chegou, após muitos anos, novamente à final.
As duas equipes demonstraram muita habilidade e garantiram um empate em 1 x 1 ainda no primeiro tempo. Na segunda parte do jogo as equipes tentaram, mas não conseguiram marcar e o campeão só foi decidido nos pênaltis.
Já era noite quando os pênaltis foram batidos e a cada gol marcado aumentava a tensão no estádio. Foi graças a um chute para fora do Amatonense que a equipe de Dom Lara sagrou-se campeã da Copa Distrital. Foi um momento de muita felicidade para os jogadores, moradores do distrito e nas arquibancadas. O estádio Doutor Maninho foi tomado pelo verde e branco do Esporte Clube Dom Lara.
O prefeito Marco Antônio parabenizou e agradeceu os atletas pela participação e disse que a realização da Copa Distrital só foi possível porque as equipes não mediram esforços para participar. “A Prefeitura abre portas, mas o mérito é dos jogadores e das comissões técnicas de cada time. Ficamos muito felizes com a grande participação deste ano e esperamos que ano que vem seja ainda maior”, disse o prefeito.
Para o diretor de Esportes, Munir Saygli, a Copa Distrital abre espaço para novos atletas. “É um campeonato onde se destacam muitos jogadores. A Copa Distrital leva lazer e incentivo ao Esporte nos distritos. Agradeço ao prefeito Marco Antônio por nos dar condições de realizar este importante campeonato”.
“Para o ano que vem a Copa Distrital irá acontecer a partir do mês de abril e estamos trabalhando para acertar a data e garantir mais um espetáculo para Caratinga”, adianta Munir.
PREMIAÇÕES
Após as partidas foram feitas as premiações. Os campeões e vice-campeões de cada categoria foram premiados com troféus e medalhas, além dos goleiros e artilheiros. As premiações de dinheiro foram de cinco salários mínimos para a equipe campeã e três salários para a vice na categoria titular. No aspirante foram quatro salários para o campeão e dois para o vice.
A organização da Copa Distrital também homenageou o atleta Jerônimo, do Esporte Clube Jacutinga, jogador que participou de todas as Distritais desde 1984.
Categoria titular
Campeão: Esporte Clube Dom Lara
Vice-campeão: Amatonense de Dom Modesto
Goleiro menos vazado: Willian, do Vila Nova de Sapucaia
Artilheiro: Juliano, do Esporte Clube Patrocínio
Categoria aspirante
Campeão: Esporte Clube Patrocínio
Vice-campeão: Vila Nova de Sapucaia
Goleiro menos vazado: Alexandre, do Esporte Clube Patrocínio
Artilheiro: Éder, do Vila Nova de Sapucaia