Evento contou com tocha olímpica e caminhada envolvendo pais e funcionários
CARATINGA – O sábado (20) foi marcado pela abertura da 7ª Olimpíada Interna da Escola Professor Jairo Grossi. A partir das 8h a equipe organizadora deu início à concentração em frente à sede da escola. E às 8h30, alunos, pais e professores fizeram uma caminhada pelas principais ruas do Centro. O trajeto incluiu as avenidas Moacir de Mattos, ponto de partida; Coronel Pedro Martins; Praça Dom Pedro II; Rua Coronel Antônio da Silva; avenidas Olegário Maciel, e Benedito Valadares; culminando com a Praça Cesário Alvim, em direção ao Centro de Convenções Dário Grossi.
Ao longo do trajeto, emoção. Estudantes, pais e membros do corpo docente da escola participaram de uma caminhada histórica. Um momento único, especial, e repleto de simbolismo. A cada passagem da tocha olímpica, ato realizado por várias vezes entre os estudantes ao longo da caminhada, com o acompanhamento de pais e de professores, era possível perceber a alegria e a satisfação de quem participava da cerimônia, que teve dentre outros propósitos, a preservação de valores.
“Além de ter um cunho social, com a oportunidade de fazer doações às entidades assistenciais da cidade, arrecadadas na hora das inscrições, os jogos são importantes para promover uma maior integração entre os estudantes”, afirma Diego Gomes, professor de Educação Física da Escola e um dos organizadores do evento. Outra professora envolvida era Luíza de Sá, que disse “as olimpíadas estão sendo ‘ofertadas’ com esse propósito de socialização, e até como desafogo pela sobrecarga de estudos. Também vamos trabalhar a questão da competição, e o significado de se ganhar e se perder”.
Já a coordenadora de Educação Física da escola, Elizabeth Gonçalves, ressaltou a importância do envolvimento de todos da equipe da ‘Família Jairo Grossi’. “O envolvimento de todos. Pais, alunos, coordenação, equipe técnica, e pedagógica, tenho certeza, que garantirá o brilho do evento”. A coordenadora voltou a destacar a importância de se trabalhar os valores. “Estamos pautados na questão ética, também frisando o respeito, a lealdade, e o espírito olímpico”, defende.
As crianças já consideram o momento único, emocionante, e especial. Para Helena Vitória, aluna de oito anos do ensino fundamental, é “muito legal poder participar dos jogos e ‘carregar a tocha”. Já Giovanna Luíza, de nove anos, afirma estar ansiosa para o início dos jogos e espera que sua equipe conquiste vitórias.
No Centro de Convenções Dário Grossi, mais simbolismo. Foi feita a execução do Hino Nacional, e toda a sua formalidade, sempre marcante. E um dos momentos mais esperados foi o de acender a pira olímpica, quando a diretora Francisca Pires anunciou abertos os Jogos Olímpicos da Escola Professor Jairo Grossi, edição 2016. “Os jogos trazem valores, habilidades e competências, que o indivíduo precisa adquirir ao longo da vida. O esporte contribui imensamente para a formação humana”, disse ela.