CARATINGA – A Escola Professor Jairo Grossi, mantida pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec), sempre busca priorizar o contato próximo e a interação bem estreita com as famílias. Para os especialistas em educação: “uma iniciativa que torna o ensino mais eficiente e o desempenho de aprendizagem mais produtivo”.
Atualmente, vive-se numa época em que a desintegração dos valores é um dos maiores obstáculos para o ser humano. Valores como ética e cidadania estão sendo banidos e deixados muitas vezes de fora da formação dos indivíduos. Nesse sentido, instituições sociais como a família e a escola não podem deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a
situação. “Assim, é preciso uma integração dessas duas instituições com objetivos em comum e com pessoal responsável e metodologias adequadas para se tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos educandos”, é o que define a estudiosa Cláudia Puget Ferreira, autora do trabalho de pesquisa “Importância da Integração Escola – Família no Processo Pedagógico”.
Para a diretora da escola, uma oportunidade que só acrescenta ao processo educacional. Francisca Pires destaca o empenho dos alunos e das famílias no desenvolvimento das atividades. “Pais, alunos e família, dentro dessa integração pedagógica, só somam ao processo de aprendizagem e o mais gratificante é que todos contribuem de forma educacional e de envolvimento familiar, que agrega valor de aprendizagem”.
Acostumada aos eventos que a escola promove para integrar família-escola-e-alunos, a supervisora pedagógica da instituição de ensino, Angélica Cotta Nunes, acrescenta valor ao crescimento do aluno enquanto cidadão. “Pai, tanto quanto a mãe, é a base de uma família saudável e produtiva”. A supervisora ainda acrescenta: “A escola valoriza a figura do pai como fundamental na transmissão de valores na construção do filho”.
O pai de aluno, Denil Batista Lopes, considera que a escola “cumpre seu papel social em homenagear aos pais, que é uma figura tão importante quanto a mãe na educação de um filho”.