Hoje, Escola Rios do Saber estará funcionando até às 14h somente para receber doações de recipientes com água
CARATINGA – Os moradores de Governador Valadares vivem um drama provocado pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na quinta-feira (5/11), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Essa lama chegou até o Rio Doce e comprometeu o abastecimento de água em Governador Valadares. Com isso, as pessoas estão sem água para beber ou mesmo fazer sua higiene.
Pensando em levar um pouco de alívio para essas pessoas, a Escola Rios do Saber lançou uma campanha. “Estamos pedindo a doação de água ou recipientes. Faremos a entrega neste domingo (15). Para isso, iremos funcionar no sábado (hoje) das 8h às 14h e contamos com a solidariedade do povo de Caratinga”, disse a diretora Adryelli Alacrino.
A funcionária da escola, Andreza Alacrino, disse que o caratinguense tem colaborado com a companha e cita como exemplo um senhor que doou quatro garrafas pet com água. “Ele disse que pegou a água na mina da Santinha. Mesmo debaixo desse sol, este senhor veio até a escola e colaborou com a campanha”, elogiou Andreza.
Conforme explicou a diretora, a campanha foi inspirada em um versículo bíblico (1 Reis 18:41), “Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de abundante chuva”. “Não sabemos o dia de amanhã, pode ser que isso aconteça com a gente também. Temos quepensar nos outros, pois se um dia precisarmos, alguém nos atenderá”, ponderou a Adryelli Alacrino.
E a campanha começou dentro da escola, onde os alunos foram orientados sobre a situação dos moradores de Governador Valadares. “Explicamos para nossos alunos e também falamos para que os pais fizessem a doação de um litro de água, e eles tem nos atendido”, informou a diretora.
AJUDA VEM DE TODA REGIÃO
No momento em que a equipe do DIÁRIO se encontrava na escola, pôde perceber a solidariedade do caratinguense. Uma mulher, que pediu para não ter o seu nome citado, doou garrafas com água mineral. “As matérias veiculadas mexeram comigo. Agora é hora de ajudar. Também tenho familiares que residem em Governador Valadares”, disse a mulher.
Uma mãe de aluno também fez sua parte. “Não custa doar. Nestas horas um litro de água faz muita diferença”, ensinou a mãe.
Em seguida chegou um motoboy fazendo entrega de garrafas com água mineral. O doador preferiu ficar no anonimato, mas disse que o importante é ajudar.
Segundo a diretora, a ajuda tem vindo de toda a região. “O pessoal da igreja, em Bom Jesus do Galho, está colaborando bastante com a campanha. Inclusive alguns irão até Governador Valadares ajudar na entrega. Em Imbé e Ubaporanga, as pessoas disseram que têm minas, mas não têm vasilhames. Então, além da água pedimos que façam a doação de recipientes”, ressaltou Adryelli Alacrino.
Hoje, a escola, situada na Rua Princesa Isabel, funciona até às 14h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (33) 3321.1720.