Escola Municipal Sebastião dos Santos Rosa, no distrito de Santa Efigênia, conquistou 17 medalhas
CARATINGA – A Secretaria Municipal de Educação comemora o excelente desempenho da Escola Municipal Sebastião dos Santos Rosa na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), realizada em maio desde ano.
Para a entrega das medalhas, a escola preparou a Festa da Família. A confraternização foi realizada na sexta-feira (6). A programação incluiu diversas apresentações musicais, teatrais e de dança.
ENTREGA DAS MEDALHAS
Dezessete alunos foram medalhistas na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A OBA foi realizada por 87.734 alunos em todo o país. As provas foram realizadas em maio na própria escola. O resultado saiu em outubro: os alunos da Escola Municipal Sebastião dos Santos Rosa garantiram 17 medalhas, sendo cinco de Ouro, quatro de Prata e oito de Bronze.
Walysson Vini Souza Ferreira, de 11 anos, é aluno do 5º ano e conta que esta é a segunda vez recebe medalha de Ouro. “Este ano a prova teve um grau de dificuldade maior, ainda bem que eu me preparei muito. A prova exige muito raciocínio”.
A diretora da Escola, Viviane do Nascimento Rodrigues, conta que a participação na OBA mudou a rotina da escola. “Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos alunos. Abraçamos este projeto com muita determinação e fizemos questão que os nossos alunos participassem desta prova. O mérito é dos nossos alunos e dos professores que não mediram esforços para alcançarmos este resultado”.
Para a superintendente em Gestão Pedagógica, Maria Aparecida Pereira Silveira, o desempenho da escola na Olimpíada mostra que os esforços e os investimentos em Educação têm dado resultado positivo. “Estas medalhas nos deixa encantados. Parabenizo a todos os alunos, professores, coordenadores e diretores que se empenharam e levaram o nome de Caratinga a uma competição nacional”.
OBA (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA)
A OBA é organizada anualmente pela Sociedade de Astronômica e Astronáutica e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os participantes da OBA foram avaliados por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astrônoma Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e áreas afins e difundir os conhecimentos básicos de forma cooperativa. A competição mobiliza nacionalmente alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, além de observatórios, museus e centros científicos e instituições voltadas ao estudo da Astronomia.