Você achou estranho que no último artigo os animais foram incluídos na ‘conversa’ teológica?
A Teologia se importa com todas as áreas de nossa vida.
É impossível ignorar nossos irmãos animais – como vários teólogos através dos séculos têm falado deles – pois fazem parte de nossa vida.
Compartilhando com teólogos estes ensaios, um deles – que por acaso é meu filho Elias – disse algumas coisas bem interessantes, dando inclusive um nome mais definido ao que estamos fazendo nesta coluna.
– Papai, você está fazendo “Teologia Pública”!
Decidi entrevistá-lo, visando diversificar um pouco este espaço tão gentilmente cedido pela direção de nosso Diário de Caratinga:
Elias, quando e onde você estudou Teologia e por quê?
Pela graça de Deus, tive a grande oportunidade de estudar no Seminário Teológico Fuller na Califórnia. É com certeza uma faculdade que se destaca no mundo evangélico, e no acadêmico também. Acima de tudo, é uma instituição que atrai estudantes do mundo inteiro, criando assim um ambiente rico de aprendizado e formação.
Estudei teologia porque desde pequeno me fascinei por questões teológicas e senti um chamado à ampla comunidade mundial que se identifica com o Senhor crucificado. Teologia sempre esteve no meu sangue; então, estudar em um seminário foi um passo natural, assim como para um peixe é o aprender a nadar.
Você é um funcionário de carreira de um dos maiores bancos americanos – o Wells Fargo. Por que você decidiu estudar Teologia?
Deus me abençoou com um emprego que tem provido para minha família e também me desafiado intelectualmente. É um trabalho altamente analítico e estimulante mesmo que, às vezes, árduo e árido.
Porém, para mim, alguma coisa estava faltando. Queria explorar mais essa paixão-obsessão por teologia e sabia que nenhum emprego iria satisfazer. Graças a Deus pude estudar enquanto trabalhava. Mesmo que foi cansativo, sinto que manter um pé no mundo de trabalho me fez um teólogo mais rico, com perspectivas que não surgiriam caso estivesse estudando o tempo integral.
Por isso que esse ‘seu’ assunto, pai, de ‘teologia pública’ me interessa tanto. Afinal de contas, como posso fazer teologia dentro de um banco, farmácia, escola ou órgão do governo? Esse é o palco onde o grande drama da vida se desenrola. Se a Teologia não tem nada a dizer nesses ambientes, então ela perdeu seu sentido.
A crítica que os teólogos brasileiros fazem dos teólogos americanos (e europeus) é que eles não levam em consideração a situação de desigualdade e injustiça que a grande maioria das pessoas do terceiro mundo enfrenta no dia a dia. Suas conclusões e descobertas (e consequentemente, ensinos) se referem mais a uma experiência com Deus numa sociedade com outros tipos de problemas – e, por isso, não tão aplicáveis à nossa realidade brasileira. Qual é sua opinião sobre isso?
Essa crítica é válida e tem sido ouvida em muitos meios aqui na América do Norte. Na verdade, há um grande interesse na teologia da libertação em seminários norte-americanos. Hoje em dia, nenhum aluno de teologia neste país passaria por um curso de Teologia sem ser ao menos exposto a esse ramo da teologia.
Também tem se intensificado o interesse em questões de justiça social e econômica. Além disso, há uma crescente abertura para ouvir teólogos do sul. As correntes demográficas mostram que o futuro do Cristianismo está no hemisfério sul (América do Sul, África e Ásia).
Com isso, precisamos ouvir de vocês aí no interior de Minas. Sua voz é importante para o mundo. Não tenha medo de se expressar. Saiba que o futuro da teologia não vai ser feito nos centros de ensino dos EUA, mas em faculdades como a FACTUAL e as igrejas de sua circunvizinhança.
Muito interessante e obrigado! Para finalizar, compartilhe como a teologia ajuda você a ser um marido, pai, funcionário e cidadão melhor:
A Teologia se testa no campo da vida. Para mim, acho que ela traz ideias e pontos de vista que desafiam realidades intransponíveis, mas com propostas do possível.
Se a teologia descreve como o mundo deveria ser, então ao menos tenho uma visão alternativa que me fará lutar por uma família, empresa e cidade melhor.
Em outras palavras, o poder da Teologia não está em suas ideias, mas em nos capacitar para imaginar e sonhar com um mundo novo. Sem isso, somos obrigados a nos acomodar na realidade existente sem esperança de mudança.
O Teólogo é acima de tudo um sonhador que imagina e proclama um mundo justo, conclamando sua sociedade por meio de palavras e ações.
Agradecemos e venha nos visitar de novo!
Rudi Augusto Kruger, Diretor da FACTUAL, [email protected]
Entrevistado: Elias R. Pettersson Kruger, Teólogo, Cientista de Dados no Wells Fargo Bank, Atlanta, USA.
VENHA SE JUNTAR A NÓS – MATRÍCULAS AINDA ABERTAS para o curso de T E O L O G I A.
Passe na nossa Secretaria para iniciar o processo de matrícula.
As aulas recomeçaram nesta semana!!!!
Visite nosso site WWW.doctum.edu.br ou ligue para (33)9-9915-9002 ou (33)3322-6226.
A FACTUAL – Faculdade de Teologia de Caratinga Uriel de Almeida Leitão é mantida pela Rede de Ensino DOCTUM.