DA REDAÇÃO – A entrega simbólica de títulos de propriedade do Morar Legal, programa de regularização fundiária desenvolvido em Entre Folhas com a assessoria da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira, 29, na FIEMG Regional Vale do Aço, em Ipatinga. Quatro proprietários receberam o documento das mãos do governador de Minas Gerais, Romeu Zema e do prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira Dias – Ailtinho, como é conhecido. Vereadores do município e familiares participaram do evento.
A entrega das certidões aconteceu na cerimônia solene de comemoração dos 10 anos da ARMVA, durante a programação da sexta Conferência Metropolitana, Na ocasião o governador Romeu Zema ressaltou os impactos econômicos e pessoais da conquista. “A partir do momento que a pessoa tem o título fundiário regularizado, ela investe na construção porque o imóvel passa a ser dela de forma definitiva e isso provoca uma grande revolução na vida das pessoas”, avalia Zema que explica, também, a parceria do Estado no programa. “Temos dado total apoio às prefeituras, já homologamos diversas empresas que fazem esse tipo de trabalho com agilidade e custo menor”, enfatiza.
O município de Entre Folhas desenvolveu o projeto com recursos próprios, contando com a assessoria da ARMVA. O prefeito Ailtinho comentou que ainda há muito para ser feito, mas destacou que a sensação é de mais um dever cumprido. “Estamos entregando hoje a escritura registrada em cartório para quatro famílias; uma escritura dessa fica em torno de 12 mil reais e as famílias estão recebendo o documento praticamente sem custo. Cerca de 2.500 pessoas de Entre Folhas ainda receberão o título de propriedade, estou muito alegre mesmo”, completa.
Para o beneficiário, Moacir Caetano Ramos, que nasceu e foi criado na zona rural de Entre Folhas, a conquista tem um sabor especial. “Me sinto muito honrado com esse documento, porque é uma coisa que a gente nem esperava de acontecer”, revela. Ele comentou, também, a circunstância da entrega. “A gente via o governador só pela televisão, hoje eu pude falar com ele que o trabalho dele é muito importante; é que nem ele falou comigo, a propriedade agora é minha, ninguém me tira, só Deus”, comemora.
PROGRAMA MORAR LEGAL
O programa Morar Legal, desenvolvido pela empresa Versa Urb, em Entre Folhas, com a parceria da Prefeitura e ARMVA, foi iniciado há dois anos. Em consonância com a Lei de Regularização Fundiária (Lei 13.465/2017), a documentação de cerca de 2.500 propriedades está sendo viabilizada. O diretor da Versa Urb, Hébert Amaral, falou da grandiosidade do projeto. “A Prefeitura desenvolveu um programa para atender toda a Cidade, toda a área urbana vai passar por esse processo de regularização fundiária. Nesse primeiro momento, os moradores do bairro Dr. Eduardo, que fazem parte de um primeiro núcleo, já vão receber o título de propriedade”, complementa.
Assessoria de Comunicação
- Moacir Caetano exibe escritura do da propriedade
- Prefeito Ailtinho com diretor da Versa Urb, Hebert Amaral
- Familiares e amigos participaram da cerimônia
- Diretor da Versa, Hebert; vereadores, prefeito Ailtinho e governador Romeu Zema
- Beneficiários do programa do regularização fundiária de Entre Folhas, com prefeito Ailtinho; governador Romeu Zema e diretor da ARMVA, João Luiz Teixeira de Andrade