*Paula Ribeiro de Souza
A atual realidade do mercado de trabalho preocupa a maioria dos profissionais brasileiros. Segundo informações publicadas no “Jornal Folha de São Paulo”, em 2018, são 22,7 milhões de pessoas desempregadas no País. Desses, 13,7 milhões estão constantemente em busca de empregos sem obter sucesso. Esses números atingem o maior índice, considerando todo o período dessa série histórica iniciada em 2012.
Diante do mercado, cada vez mais competitivo, é imprescindível ao profissional a busca constante por aperfeiçoamento, tanto para a sua entrada quanto para sua manutenção no mercado.
O diploma de um curso superior nem sempre será bastante para a garantia do emprego. As empresas e as organizações também, para sua permanência no mercado, precisam de pessoas dispostas a se manterem sempre atualizadas.
Uma ótima ferramenta para os profissionais que se veem diante dessa situação de crise mercadológica é o “Marketing”, sim!…o Marketing Pessoal.
“Hoje, além de criar e consolidar uma imagem positiva no mercado é fundamental ser reconhecido por ela. E isso o Marketing Pessoal pode fazer, pois valoriza o ser humano, seus atributos e suas características, com o objetivo de possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades não somente na área profissional como também na área pessoal.” (FLORES, 2017)
O diferencial para esse processo estará vinculado à determinação do profissional em buscar cada vez mais qualificações e experiências para compor sua apresentação profissional.
Ser um profissional diferenciado, e deixar que as pessoas saibam disso!
Nesse sentido, os cursos de especialização surgem para oferecer qualificação ao profissional que deseja manter-se no mercado de trabalho, através de aprofundamento do conhecimento teórico/prático.
Nessa busca constante por conhecimentos, surgem às facilidades tecnológicas, que permitem ao aluno aprofundar-se em conteúdo sem sair de casa, através dos cursos a distância. Entretanto, para o profissional que busca novas oportunidades de mercado, os cursos presenciais propiciam como diferencial a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais de áreas diversas e ainda a ampliação das redes de contatos profissionais, “networking”.
Muitos profissionais conseguem novas colocações e oportunidades de trabalho por meio de redes de contatos estabelecidas em sala de aula. Os contatos adquiridos em ambientes de formação profissional são propícios a pessoas também comprometidas com a atualização, que pode contribuir de maneira significativa para alavancar a sua carreira profissional.
“Entende-se desta maneira que especializar-se é um investimento pessoal, pois o aprimoramento do conhecimento realça as habilidades e reduz o número de incertezas e falhas. Quanto mais capacitadas e seguras no momento de realizar suas atividades, maior o grau de discernimento para tomada de decisões”. (CLEIN; TOLEDO e OLIVEIRA 2013).
Na busca pelo aprimoramento do conhecimento e ampliação das redes de contatos profissionais é importante ao interessado atentar-se quanto às exigências da legislação brasileira de Ensino, procurando sempre por uma formação que lhe ofereça segurança e credibilidade diante do mercado.
Paula Ribeiro de Souza
Professora do Centro Universitário de Caratinga–UNEC, Bacharel em Farmácia e licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica, Especialista em Saúde e Meio Ambiente, Mestranda em Ciências das Religiões. Coordenadora Geral de Pós-Graduação “Lato Sensu” do UNEC. Membro/Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEP/UNEC. Mais informações sobre a autora: http://lattes.cnpq.br/7388110053928047