CARATINGA – Neste final de semana, mais de 7,7 milhões de estudantes são esperados para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Os portões que darão acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a prova tendo início às 13h30, segundo o horário de Brasília.
Neste ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) mudou o horário de aplicação da prova. Antes, o estudante começava a fazer o Enem às 13h, logo após o fechamento dos portões dos locais de prova. Mas, os portões continuarão sendo fechados às 13h.
O tempo extra de meia hora será utilizado como medida de segurança, para garantir que todos entrem em sala e guardem seus pertences com tranquilidade. O período total de duração das provas continua sendo de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo. Ou seja, no sábado (24), a prova será realizada de 13h30 às 18h e no domingo (25), 13h30 às 19h.
Provas
A prova discursiva será realizada no segundo dia do Enem, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de duração total será de 5h30.
A redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.
Também no segundo dia de provas, 25 de outubro, o participante deverá responder cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol. Não é permitido trocar a opção de língua no momento da prova. A alteração foi permitida apenas durante o período de inscrição no exame.
Se o participante tiver dúvidas, deve conferir no cartão de confirmação da inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira feita no ato da inscrição.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2015, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção de CPF e senha.
CARATINGUENSES PREPARADOS
Mas, para obter bons resultados nas provas é preciso muita preparação. Livros, cursos e muita leitura. É preciso se dedicar e trabalhar para enfrentar as longas horas de prova e ainda a redação. O DIÁRIO DE CARATINGA conversou com alguns estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Eles falam sobre suas expectativas.
Maria Tereza Duque Souza tem 18 anos de idade. Esta é a segunda vez que ela faz o Enem e busca uma vaga para o concorrido curso de medicina. Para isso, sua rotina de estuda foi constante. “Estou estudando, fazendo cursinho. Além disso, conto com a ajuda de vídeos da internet e livros. Tenho mais dificuldade em matemática e química. Então, a preparação é desde cedo com muito estudo, nunca deixar para a última hora”.
Maria Tereza destaca que sua primeira experiência com o exame foi bem cansativa, mas teve um aproveitamento satisfatório. E é exatamente esse cansaço que ela quer combater nas provas deste fim de semana. “Dois dias antes da prova procuro não ler nada, ficar mais tranquila, descansar a mente e na hora da prova ler sempre direitinho e quando cansar; levanta a cabeça, olha para um ponto, dá uma ‘pescada’ e quanto está muito cansativo mesmo, peço para sair da sala, dou uma respirada, volto e continuo a prova”.
A jovem destaca que na Escola Estadual Princesa Isabel, onde ela estuda, também é possível se preparar para as provas. “Eles estão dando simulados pra gente, estamos fazendo com a mesma quantidade de questões que vem no Enem e estão dando revisões. Essa semana, já com matérias que são mais cobradas no exame. O simulado ajuda no sentido de você sentar e ficar quatro horas seguidas, fazendo questões, porque é muito difícil, concentrar e fazer questões de várias matérias de uma vez só”.
Amanda Ângelo Martins, de 17 anos, faz o Enem pela terceira vez. Ela, que pretende se inscrever para o curso de Ciências Contábeis, conta que os dois primeiros anos serviram de teste para o conhecimento e tempo de prova. “A prova é relativamente cansativa, mas é questão de disciplina. Como já fiz para testar, é questão de acostumar com o ritmo de prova. Faço o pré-Enem, um cursinho e estudo e leio mais atualidades, porque cai muito, além dos possíveis temas de redação. Minha maior dificuldade é teoria e redação”.
Carlos Emanuel do Prado Filho, 18 anos, também faz o exame pela terceira vez. Ele explica que a experiência das últimas provas lhe deixou mais preparado para encarar as provas novamente. “Da primeira vez praticamente não aguentei fazer a prova. Estava no 1° ano, por despreparo, não tinha treinado, cansativo, não tinha a prática de ficar quatro horas seguidas sentado em uma cadeira resolvendo questão e fazendo redação. No segundo ano já adaptei melhor e agora vou tentar de novo”.
Quanto à rotina de estudo, Carlos destaca que agora o momento é de tranquilidade e fazer o possível para conseguir a melhor nota, em busca de conseguir uma vaga em uma universidade, para o curso de Odontologia. “No começo do ano foi mais puxado, estudando o dia inteiro, agora no final já estou mais na revisão. A maior dificuldade pra mim é na hora das exatas, matemática”.
No ano passado, a Polícia Militar de Caratinga reforçou o esquema de segurança para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, visando segurança nos locais de provas, na distribuição e recolhimento dos malotes.
Este ano, os militares devem dar apoio novamente. As provas saem dos Correios para serem distribuídas nos locais onde o exame será realizado. Equipes dos Correios são responsáveis pelo transporte dos testes e contam com escolta da Polícia Militar.
O QUE LEVAR NO DIA
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.
É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital).
O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.
Dicas
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
– Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
– Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
– Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
– Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
– Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação do exame.
– Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.
CADERNO DE QUESTÕES
Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 90 questões indicadas no cartão-resposta.
Dicas
– O participante deve marcar no cartão-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões.
– As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não são consideradas para fins de correção.
PROVAS DE REDAÇÃO E LÍNGUA ESTRANGEIRA
O que dá nota zero na redação:
– Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
– Entregar a folha de redação sem texto escrito;
– Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
– Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– Desrespeito aos direitos humanos;
– Parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.
Dicas
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos.
O texto é dissertativo porque discorre sobre um assunto, descreve-o, explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.