UNEC promove palestra sobre inovação para estudantes e professores de diferentes áreas
CARATINGA – Empreender significa ter ideias inovadoras para se lançar no mercado ou para renovar seus métodos de trabalho. De acordo com o SEBRAE, é possível ser empreendedor nas mais diversas áreas, basta ter um olhar diferenciado e ser capaz de transformar a criatividade em ação. Pensando em trazer essas questões para a comunidade acadêmica, os cursos de Administração e Ciências Econômicas do UNEC promoveram a palestra “Educação Empreendedora”, com o consultor de projetos Claudio Ramos. O evento aconteceu no sábado (10) no auditório da instituição.
O palestrante afirma que a construção de uma mentalidade inovadora parte não só do próprio aluno, mas também da instituição de ensino que o prepara para enfrentar o mercado. “É necessário haver uma conexão entre a universidade e os outros setores da sociedade para aproveitar melhor as oportunidades de negócios. O brasileiro empreende muito por necessidade, não tanto por oportunidade. Diante de uma dificuldade, ele às vezes abre um negócio sem o devido preparo, sem os conhecimentos necessários. Com informação e espírito inovador, podemos encontrar muitas grandes oportunidades, principalmente no setor de prestação de serviços”, comenta.
Além dos acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas, o evento atraiu estudantes e professores de outros cursos, movidos pela vontade de ampliar seus conhecimentos. Para José Carlos Moreira, coordenador dos cursos que promoveram a palestra, esse interesse demonstra a amplitude do universo do empreendedorismo. “Todos os profissionais precisam desse conhecimento. Pensando nisso, procuramos integrar alunos de outras formações, como Geografia, Pedagogia e Enfermagem, entre outros. Eles serão os profissionais do futuro, e precisam ter consciência desse espírito de inovação”, explica.
Entre os alunos dos cursos gerenciais, a apresentação foi uma oportunidade de refletir sobre assuntos que vão além da sala de aula. “Além das aulas teóricas, o curso nos proporciona algumas experiências como esta. Considero muito importante contar com esses novos meios de conhecimento”, afirma Pablo Lucas Araújo, estudante do segundo período de Administração. Nayara Campos Pereira, que cursa Ciências Econômicas, complementa: “Sabemos que o mercado busca pessoas que idealizem e concretizem projetos para empresas. Nesse sentido, a palestra agrega muito valor tanto a quem está entrando no mercado de trabalho quanto para quem já esteja inserido nessa realidade há mais tempo”.