*Marcel Feliphe da Silva Pereira
O mercado passa por um momento de grandes mudanças e que são significativas para um processo de crescimento, onde existem inúmeras oportunidades para serem exploradas. Muitos vivem o momento de crise, de especulações, de incertezas e de um pessimismo cada vez maior. Porém há aqueles que acreditam em uma perspectiva otimista e criam uma estratégia de crescimento para alcançarem objetivos promissores e deterem o sucesso.
As empresas têm buscado se manter no mercado competitivo e estabelecerem políticas para alcançarem seus objetivos. Mas muitas vezes não conseguem e permanecem cometendo erros e se acomodam esquecendo-se de várias oportunidades que estão ao redor. São muitos pontos importantes nesse momento que devem ter uma atenção dobrada. Redução de custos e despesas desnecessárias, aumento do nível de liquidez das operações, manutenção de um estoque de segurança, pulverização de clientes, foco no atendimento, entre outros. Os objetivos devem estar ligados ao planejamento estratégico para que sejam mensurados e analisados constantemente a fim de alcançarem o resultado.
A administração torna-se então uma das grandes oportunidades que rodeiam as empresas. O empreendedor ou empresário muitas vezes acham desnecessário essa “administração” no seu negócio por pensarem que estão no caminho correto ou pelo simples motivo de acharem que administram muito bem. Sem dúvida o caráter empreendedor e de liderança são indispensáveis e necessários para o sucesso da organização, mas sem uma boa administração podem levar ao fracasso e até uma falência precoce. A administração vai muito além do que o simples gerenciamento da empresa. Como Peter Drucker, considerado o Pai da Administração Moderna, disse “a administração e administradores constituem necessidades específicas de todas as entidades, da maior à menor”, assim administrar a organização é pauta para sobrevivência no mercado e indispensável para seu crescimento.
O entendimento de administração passa então por mudanças nas empresas, onde os proprietários devem ser “trocados” por administradores. A conscientização nesse momento é fundamental para que a organização encontre o melhor caminho para o alcance dos seus objetivos e consiga uma superação em meio às turbulências no mercado. A necessidade agora é eminente e tem virado assunto de muita discussão no contexto em que vivemos. Infelizmente há muitas empresas que não tomaram essa consciência e precisam urgentemente entender o grande beneficio de um negócio bem administrado.
Controlar, comandar, organizar, planejar e dirigir são tarefas básicas de um administrador, o qual possui funções de gestão para o efetivo domínio do negócio. Existem muitas ferramentas para que o trabalho a ser realizado tenha sucesso e um bom resultado. Um sistema de gestão facilitará seu dia a dia e dará uma visão mais ampla do negócio e com isso ajudará na tomada de decisões. Estabelecer metas e planejamentos faz com que a empresa busque o crescimento a atinja resultados. Além disso, inovar seus planos, suas atitudes e suas ações, saindo de uma situação de conforto, melhora os processos e abre um amplo caminho no mercado.
Independente do tamanho do seu negócio, o administrador é necessário, pois possui a capacidade e competência para gerir tal negócio para rentabilizá-lo. As ameaças do mercado e de pessoas nele inseridas, quando bem administradas, serão pontos para fortalecê-lo e criarão oportunidades que deverão ser diferenciais para superação de momentos de incertezas e de definições de estratégias.
Fala-se muito hoje em consultoria e assessoria empresarial, e na verdade a administração faz com que empresa se organize e consiga uma visão geral do seu negócio. A gestão de todos os setores e departamentos integrados aos objetivos faz com o administrador visualize e proponha seu trabalho.
Enfim, uma empresa está rodeada de oportunidades, mas infelizmente muitas pessoas só percebem isso tarde demais ou focam nos problemas. E é nessa perspectiva, que administração consegue visualizar características que tornarão decisões importantes buscando uma alavancagem.
Toda e qualquer empresa precisa de uma postura nova, com mudanças para o crescimento e alcance de seus objetivos. Nunca desistir, e sempre perceber a necessidade de buscar o melhorar. Avaliar o desempenho de sua equipe, apresentar o retorno do planejamento e controlar as áreas da empresa trazem segurança para administradores tomarem decisões e gerenciarem o negócio. E com isso as oportunidades que estão sempre batendo à porta, chegam e tornam realidade e fazem com que o sucesso seja o resultado de todo esse processo administrativo.
*Marcel Feliphe da Silva Pereira é administrador de empresas e professor do Curso de Administração Economia e Ciências Contábeis do UNEC- Centro Universitário de Caratinga.