* MONIR ALI SAYGLI
O dia 24 de junho é sagrado, para o bom caratinguense. É aniversário da “cidade das palmeiras” – da “república de Caratinga” -, cidade capital de um estado de espírito.
São 168 anos de existência. Portanto, de muita luta de seus abnegados filhos, natos ou adotivos, desde Domingos Fernandes de Lana, passando por João Caetano do Nascimento, Joaquim José dos Santos Mestre, José Augusto Ferreira Filho, Dênio Moreira de Carvalho e tantos outros heróis do progresso de nossa terra, chegando ao Marco Antônio Junqueira.
Devemos render homenagens aos nossos antepassados, que deram a vida em busca do progresso gozado por nós, seus filhos. Todos devemos nos orgulhar do nosso gigantesco crescimento, da nossa civilização, da nossa moralidade, do equilíbrio dos nossos irmãos – batalhadores incansáveis, que fazem de Caratinga a maravilha em que vivemos.
Nossa única ambição sempre foi ajudar os jovens a refletir, voltando à plena posse de si mesmos, para, em seguida, se fortificarem espiritualmente e buscarem os frutos abençoados. É um minúsculo esforço que fazemos, diante de tanto trabalho já realizado. Mas, a imensidade de uma barragem não é constituída por numeráveis gotas de água?
Sigamos a estrada planejada, Acolhamos tudo o que for bom, para oferecê-lo a outrem. Façamos um buquê de flores, para trazer alegria e fazer nascer o fruto e não para que murche em nossas mãos. Ofereçamos as flores à nossa terra aniversariante e ao nosso povo batalhador, como prova do nosso amor, amor verdadeiro – que sempre provoca alegria, crescimento, realização, dom de vida.
No juízo de nossa cegueira, as idades têm seus longes e seus pertos.
Parabéns, Caratinga, pelo teu aniversário!
E a ti, terra querida, ofereço minha confissão:
PARABÉNS!
Hoje é o dia do teu aniversário
Não será preciso dizer que te amo
O que sinto por ti é um sentimento sério
Tão sério que todos os dias eu me apaixono
Quando, pela manhã, eu acordo
Percebo toda a realidade que estou vivendo
Sei que não estou sonhando
Pois tu estás ali ao meu lado me zelando
Tua presença me faz esquecer as dificuldades
E transforma o meu dia numa completa felicidade
Espero que teus dias sejam tão maravilhosos quanto os meus
E que, juntos, possamos comemorar os dias teus
Nossa felicidade é imensurável
Nossa convivência é afável
Quero fazer do nosso amor
Um eterno viver sem temor
Parabéns!
MONIR ALI SAYGLI – Professor do Centro Universitário de Caratinga e Assessor Jurídico da FUNEC