Competição foi realizada em Betim
DA REDAÇÃO – No último final de semana, a cidade de Betim recebeu o Campeonato Pan-americano X-Combat de Jiu-Jitsu. A competição aconteceu no Ginásio Poliesportivo Divino Braga e foi promovida pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu juntamente com o canal X-Combat, Band e Band Sports. O campeonato reuniu mais de 700 atletas e distribuiu premiação de 30 mil reais.
Caratinga esteve representada pela atleta Duda Lannes, 13 anos, conhecida pela ‘pequena gigante’ por seus colegas. Duda é bicampeã mineira pela Federação Mineira, campeã nacional pela Confederação Brasileira, campeã mundial pela Liga Brasileira e agora também campeã pan-americana pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu.
A atleta conta que a competição foi difícil. “Ela enfrentou uma adversária já conhecida, mais velha e de outra categoria. Mesmo assim, Duda não se oprimiu, partiu pra cima e definiu a luta nos pontos (nove a zero) com ‘arm-lock’ encaixado ao zerar do cronometro”, conta Eduardo Tiolla, pai de Duda Lannes.
Duda Lannes não teve um bom 2015, pois recebeu suspensão temporária imposta a sua agremiação. Esta punição só foi interrompida após sua irmã, que também é atleta e trabalha com jiu-jitsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, apelar a seu grão mestre João Andrade, residente em Caeté/MG, explicando sobre os prejuízos que ela estava tendo, como falta de recebimento de recursos do Programa Bolsa Atleta e perca de patrocínios. “Sensibilizado com o apelo, Mestre J. A. retirou a suspensão e acolheu a atleta no Pan-americano; acolhimento este que foi recompensado com a medalha de ouro conquistada pela jovem guerreira”, pontua Eduardo Tiolla.
Durante o difícil ano que passou, Duda contou com apoio de seus familiares, da Prefeitura Municipal de Caratinga, através do programa Bolsa Atleta; e de seus amigos e parceiros de treinos das academias Esporte Fitness e Champion Fitness. “É pra vocês que dedico esta conquista. Sem a ajuda de vocês nada disto seria possível! Obrigada”, agradeceu Duda Lannes, a ‘pequena gigante’.