CARATINGA – Na noite da última quinta-feira (23/2), o Lions Clube Caratinga Itaúna promoveu um encontro para doutrinação de futuros membros do clube. A “Doutrinação Leonística” tem o objetivo de informar aos interessados em fazer parte da associação os valores, crenças, objetivos e código de ética de Lions Internacional, bem como lhes apresentar o próprio clube, a sua diretoria, os trabalhos desenvolvidos pelos leões, o calendário leonístico e, inclusive, as taxas que precisam ser pagas.
O presidente Celestino Bacelar abriu os trabalhos e convidou o primeiro palestrante da noite, professor Eugênio Maria Gomes, colunista do DIÁRIO DE CARATINGA, para passar informações a todos sobre os conceitos de “Lions Clube” e “Leonismo”. O professor focou a sua palestra em dois paradigmas de Lions Internacional, para ele fundamentais: “Lions é um Clube de pessoas ocupadas que, através do companheirismo, praticam o bem e trabalham em prol da humanidade” e “Leonismo é um movimento, composto de homens e mulheres de elevada reputação e que se propõem, sem fins políticos e religiosos, a promover os princípios éticos, o bem-estar da coletividade e o congraçamento universal”.
O Movimento Lions Clube foi fundado em outubro de 1917, por um corretor de seguros de nome Melvin Jones, falecido em 1961, aos 82 anos. “Melvin Jones pertencia a um clube formado por corretores de seguros e ele convenceu os seus companheiros a canalizarem os seus esforços para fazer o bem. Melvin Jones dizia que ninguém poderia ir muito longe se não fizesse o bem ao semelhante. E foi esse seu pensamento que construiu a base de leonismo, o maior clube de serviços do mundo, com 46 mil clubes, 1,4 milhões de sócios, espalhados em mais de 200 países. É uma alegria muito grande fazer parte de um clube assim, de forma muito especial do Lions Clube Caratinga Itaúna, um clube diferenciado, que ocupa lugar de destaque no leonismo, em todo o Brasil”, registrou Eugênio. Ao final de sua apresentação, Eugênio apresentou um vídeo com os melhores momentos dos seis primeiros meses de gestão de Celestino e Margareth, casal presidente.
Também fez uso da palavra José Maia de Assis, tesoureiro do clube, que explanou com clareza a forma com que a contribuição do membro de Lions é utilizada pelo clube, pelo Distrito e por Lions Internacional. Sebastião Zeferino, ex-governador de Lions lembrou os 100 anos do Leonismo no mundo e informou sobre a sua ida a Chicago (EUA), acompanhado de alguns familiares e amigos, para a comemoração.
O casal presidente, Celestino Bacelar e Margareth, informou sobre a posse de novos sócios, no início do mês de março.