SAD de Caratinga é o único 24 horas no Brasil; Prefeitura ampliou a equipe multiprofissional para 15 profissionais de Saúde e passou os pacientes em estágio avançado de câncer para público-alvo de atendimento
CARATINGA – O prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz Junqueira, e a equipe multidisciplinar do SAD comemoram dois anos de sucesso do Serviço Domiciliar de Saúde. Caratinga é o único município no Brasil em que o SAD atende 24 horas por dia e apresenta uma novidade: passa a atender prioritariamente os pacientes em estágio avançado de câncer: “Mudamos a nossa forma de atendimento para melhorar o SAD. O objetivo é aliviar o sofrimento físico do paciente e a ‘dor’ dos familiares, decorrente da doença”, enfatiza Marco Antônio.
O SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) de Caratinga está passando por uma importante reestruturação. A Prefeitura de Caratinga aumentou a equipe multiprofissional para 15 profissionais de Saúde e, de acordo com as necessidades de tratamento, o público-alvo para atendimento passou a ser os pacientes em estágio avançado de câncer.
A notícia foi divulgada para a imprensa em entrevista coletiva na tarde de quinta-feira (8) no Gabinete do Prefeito. Participaram o médico de Família e Comunidade Igor Siqueira de Oliveira Claber, que atua no SAD desde a sua implantação, a médica Mônica Isaura Corrêa, a enfermeira Maria de Lourdes Guin e a coordenadora do SAD, Rainielle Alves Cardoso.
O prefeito Marco Antônio comemora o aniversário de dois anos do SAD: “Além de colocar Caratinga entre os 51 municípios do Brasil que aderiram ao SAD, nossa gestão se empenhou para que o serviço que beneficia os pacientes e seus familiares fosse realizado durante 24 horas. Caratinga é o único município brasileiro que tem um SAD 24 horas e agora estamos priorizando o atendimento do SAD para os pacientes com câncer porque a equipe multiprofissional chegou à conclusão que os pacientes que retornam do tratamento fora da cidade ficam ‘perdidos’ quando já não tem mais um tratamento específico de cura para eles”.
Equipe reforçada
Para comemorar o aniversário do SAD, implantado a 20 de outubro de 2013, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou uma inovação no Serviço de Assistência Domiciliar no município. “Estamos cumprindo mais este compromisso para com a Saúde de nosso município, uma das prioridades de nossa gestão”, explica o prefeito Marco Antônio.
“A nossa equipe cresceu para que o número de pacientes atendidos pudesse aumentar”, explica Igor Claber. “Com o empenho do nosso prefeito Marco Antônio contamos agora com 15 profissionais de Saúde e vamos continuar atuando 24 horas por dias para atender aos pacientes oncológicos, ou seja, com câncer. O atendimento será priorizado para pacientes em estágio avançado da doença, pois o objetivo do SAD de Caratinga é aliviar a dor e oferecer a melhor qualidade de vida para o paciente em estado terminal”, esclarece o médico que atua desde a implantação do Serviço em Caratinga.
Para receber o apoio do SAD o paciente/família pode entrar em contato com a Prefeitura de Caratinga por meio da secretaria Municipal de Saúde ou ligar para a coordenadora do SAD, Rainielle Alves, no 8887-5493 ou, também, para a enfermeira Maria de Lourdes Guin, no 9122-6645.
Serviço de Saúde Humanizado
De acordo com a médica Mônica Isaura, o SAD atende o paciente e a sua família “porque quando uma pessoa da casa adoece os demais familiares ‘adoecem’ junto. Eles ficam tristes e muitas das vezes ficam deprimidos ou desenvolvem outras patologias e precisam receber, também, cuidados médicos. O SAD atua na família inteira, por isso a nossa equipe é multiprofissional composta pela coordenadora, dois médicos, uma enfermeira e cinco técnicos em Enfermagem, um nutricionista, um fisioterapeuta, um assistente Social, uma psicóloga e dois motoristas”.
A médica esclarece, ainda, que, por determinação do prefeito, em reuniões com a equipe do SAD, o município de Caratinga se empenhe para aumentar a demanda de atendimento a pacientes com câncer. “O Brasil está no 42º lugar no tratamento para pacientes terminais com câncer. O objetivo do nosso Município é melhorar este número e a nossa equipe está inovando para mudar esta realidade nacional. O SAD é, na verdade, um serviço de internação domiciliar. Esta ‘Assistência’ do programa é muito abrangente e agora, com a decisão do Município em atender os pacientes terminais vem para aliviar o sofrimento físico do paciente e a ‘dor’ e o ‘cansaço’ da família. Caratinga é um município privilegiado neste sentido, porque agora os pacientes com câncer já têm uma opção de atendimento, o acolhimento do SAD e o local onde será atendido, que é na sua casa, livres do risco de contaminação hospitalar e, o mais importante, em seu ambiente familiar, assistido de perto também pelos seus parentes e amigos. Isto faz toda a diferença quando ele já não tem mais possibilidades terapêuticas para a cura”.
Programa + Saúde Caratinga
O SAD faz parte do Programa + Saúde Caratinga, lançado em agosto de 2013 pela gestão 2013-2016. “O serviço do SAD vem suprir as necessidades de nossa população”, esclareceu o prefeito na época. “O serviço de atendimento domiciliar no Brasil já vem sendo praticado há muitos anos, mas de forma incipiente e ofertada a uma pequena parcela da população”.
Passados dois anos e, alcançados os objetivos da implantação do novo serviço, que é ‘internar’ as pessoas em casa, a Prefeitura de Caratinga e a Secretaria Municipal de Saúde se propõem a melhorar os serviços do SAD atendendo o maior número de pessoas em fase terminal com câncer e evitar que pacientes fiquem ‘perdidos’, uma vez que os hospitais, sem mais opções de tratamento e cura, liberam estes pacientes para voltar para casa. “Eles receberão os cuidados médicos e ainda os seus familiares receberão o apoio, o carinho e a atenção de toda a equipe de Saúde. Este processo alivia o sofrimento do paciente e de toda a família”, finaliza Marco Antônio.