CARATINGA – Nos dias 28 e 31 de outubro, a FUAL – Faculdade Uriel de Almeida Leitão, da Rede de Ensino Doctum, realizou a 5ª Semana Teológica de Caratinga, que abordou o tema “Acessibilidade e Inclusão, um desafio para a igreja no século XXI”.
O primeiro dia da Semana Teológica foi discutido sobre experiências marcantes e desafiadoras, e contou com a participação da licenciada em Matemática e especialista em Libras, Liliane Costa (deficiente auditiva); Eliana Silveira (mãe de filha deficiente auditiva); o presidente da Associação de Surdos de Caratinga, Bruno Henrique (deficiente auditivo); Marcos Pereira (cadeirante).
Na tarde do dia 31 de outubro, foi realizado um curso com o tema: “Estratégias pedagógicas e metodológicas para elaboração de materiais e aulas acessíveis para o aluno com deficiência visual”. O curso foi ministrado pela especialista em educação especial Inclusiva com ênfase em deficiências Telma Novaes. O curso foi aberto à comunidade e contou com a presença de vários professores e da rede públicas municipal e estadual.
Durante a noite, a palestra foi realizada pelo pastor e estudante de Teologia Giovani do Nascimento e na sequência contou com um bate papo entre o pastor Giovani, Danielle Spínola, Ana Maria da Silva e o mediador professor Marco Antônio dos Santos.
Para aluna Helena Rodrigues, do 4º período de Teologia, foi um privilégio participar da semana teológica. “Sai com a impressão que precisamos ser confrontados para só então perceber tão grande desafio. Nota-se que o maior obstáculo de um deficiente é a negligencia do outro, a falta de interesse e o desprezo. A Rede Doctum, através da semana teológica, abriu meus olhos que estavam mais fechados que os dos cegos que ali prestaram depoimentos, me fez ouvir a voz dos mudos que ali cantaram, me fez dar um passo através da cadeira de rodas daqueles que dizem caminhar com a alma. Mostrou que o que realmente importa é o ser humano. Agora cabe a nós que participamos sair da comodidade e buscar a aplicabilidade enquanto igreja. Minha gratidão por esse tão precioso evento”.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Rede de Ensino Doctum, professor Alexandre Leitão, “o tema inclusão foi tratado para atrair a atenção das pessoas para um grande problema social que não é falado, quase não se comenta na mídia. A exclusão é um problema social, pois apesar das deficiências essas pessoas são ser humanos comuns. Eu fiquei bastante sensibilizado, pois trouxeram para o debate, pessoas que tiveram essa vivência de como a sociedade tem esse preconceito e exclui até sem pensar, mas esses participantes mostraram que é possível vencer, e se encaixar no mercado, apesar de todas as dificuldades. Esse é um tema atual e necessário e a Teologia está aqui, para chamar as pessoas dos problemas da sociedade.
“O tema abordado foi muito oportuno, atual e sobretudo, visionário: a Teologia, a Igreja, a religião devem estar na vanguarda de todos os movimentos que trazem à tona a necessidade de respeito e inclusão de todos. Jesus Cristo foi e continuará sendo Aquele que reconhece o valor e eleva a todos os seres humanos – bem como à toda a criação de Deus. Agradecemos o sacrifício, o apoio e a participação de todos, principalmente dos preletores e dos organizadores”, ressaltou o reverendo Rudi Krüger, diretor da FUAL.