Projeto desenvolvido pela Escola Estadual Sinfrônio Fernandes teve por objetivo chamar atenção dos alunos para o respeito às diferenças
CARATINGA – A Escola Estadual Sinfrônio Fernandes encerrou com grande festa, na última sexta-feira (3), o projeto multidisciplinar: Diversidade e Inclusão na Escola. A solenidade realizada na sede da escola, no Bairro Santo Antônio, contou com a presença de representantes da Superintendência Regional de Ensino, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), profissionais da área e comunidade religiosa.
Aproveitando as datas comemorativas do Dia do Surdo, em 26 de setembro e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto, o projeto teve por principal objetivo chamar a atenção para a importância do respeito às diferenças e inclusão da diversidade social, cultural, religiosa, sexual, de gênero, racial, étnica e inserção das pessoas com deficiências.
O cerimonial foi comandado pela professora Francislaine Leitão e presidido pela diretora Marta Lucia Seppe Soares. Dentre as muitas apresentações foi destaque uma coreografia, coordenada pelo professor intérprete de Libras, Jean Felipe.
Além disso, os alunos foram divididos por faixa etária para participar das palestras sobre o tema: Diversidade- A Construção da Igualdade, com o psicólogo Felipe Eduardo Ramos de Carvalho; A Inclusão das Pessoas com Deficiência no Cotidiano, com a professora Maria Claret de Faria Cimini e Autismo, com o médico psiquiatra, Glauco Gomes de Arantes, além de outros temas trabalhados durante a semana por todos os profissionais da escola através de rodas de conversa.
“A inclusão de todos os educandos que escolhem este estabelecimento de ensino é uma meta de nossa escola. Aqui contamos com professor intérprete de Libras, professor de apoio para acompanhamento de aluno com autismo, sala de recursos com atendimento educacional especializado, além de constantemente trabalharmos a importância do respeito mútuo para uma boa convivência na sociedade” disse a orientadora Rogéria Maria Silva Lopes.
O vice-diretor, professor André Luís de Almeida Freitas, chama atenção para a obra em execução na escola, visando adequar todo o ambiente para garantir a. “São rampas com piso tátil para a entrada das salas, corrimãos, barras de segurança, guarda-corpo e banheiro adaptado. Tudo isso para garantir o acesso e a mobilidade com segurança, não apenas aos deficientes físicos, mas a todas as pessoas que diariamente transitam pela escola”, afirmou o professor.
Para toda a equipe escolar, o projeto atingiu o objetivo. Alunos, pais e professores se envolveram durante todo o trabalho. Os alunos ainda participaram de um concurso de redação sobre o tema. Os ganhadores foram Rebeca Pontes Dias, do 8° A, com a redação “Desigualdade Humana” e Victor Hugo Ferreira, do 8° A, com “Respeito acima de tudo”.