Operadoras de telefonia e o WhatsApp
Li há poucos dias que o WhatsApp está por trás do cancelamento de mais de 10 milhões de linhas neste ano. Então, percebo que isso pode ser bom do ponto de vista do consumo. O que ocorre é que temos um dos serviços telefônicos e de internet mais caros do mundo, com uma taxa maior que em países como Cuba, Paquistão, Argélia e Guiné Equatorial, segundo dados de 2014.
Acontece que no Brasil há uma carga de impostos descontrolada, que se for para anotar aqui, seria necessário o espaço inteiro da edição, cobra-se muito imposto, mas, cobra-se nada de responsabilidade e eficiência, as operadoras, são as campeãs de reclamações nos Procons, quando são levadas à justiça parecem que tem capital separado prevendo indenizações. Ou seja, “serei cara quando tiver que indenizar, pois já terei lucrado bastante acima do que pagarei”. A quantidade de tempo que passamos em espera para tirar dúvidas pequenas, é de tirar a paciência de qualquer um.
Sabemos que é importante um serviço completo e eficiente de telefonia em um país com distâncias continentais como o nosso, de grande valor é quando é usado para salvar vidas, por exemplo. Vejamos que em 2015 ainda não temos todas as rodovias cobertas por sinal telefônico, isto é de uma irresponsabilidade muito grande, vivemos num país continental, isto não devia ser assim.
Não dá para falar desse assunto, sem tocar na política, nosso país é governado por estratégias eleitoreiras, dependemos principalmente do Poder Legislativo para tudo. As coisas importantes são realizadas de acordo com os representantes desse poder precisam estar dentro de seus territórios eleitorais para que possam, com uma reunião ou emenda parlamentar, fazerem acontecer o que a sociedade, já precisava a mais de 20 anos.
Acho positivo o que ocorre com a substituição de ligações comuns pelo uso do WhatsApp e poderá estar contribuindo para surgirem serviços mais baratos e eficientes. Quem sabe? Porem, devemos nos cuidar e sempre reclamar, pois, virão agora com promoções contestáveis. Portanto caros leitores, estejam sempre atentos ao Código de Defesa do Consumidor, bem como outros institutos de defesa, não deixem de buscar seus direitos.
Pessoal, escrevi a maior parte do texto que vocês estão lendo no domingo passado, porém agora tenho que citar a “eficiência” da justiça em bloquear o WhatsApp, tem comentários que é por causa de uma investigação de tráfico de drogas, pensei antes de ler a respeito, que fosse ação ajuizada pelas operadoras, de todo modo acho muito gracioso a “eficiência fora dos eixos” que nosso país tem quando se trata do que é de verdade, importante para o povo, ou seja, serviços com preços mais justos e que seja eficientes.
Marcilei Luís do Nascimento
8° Período de Direito na FIC
Cel/WhatsApp: (33) 99970-3509
Facebook: MarcileiLuis