Dom Emanuel terá missa em ação de graças pelo seu pastoreio no dia 30 de janeiro. Dom Juarez Delorto já visitou a Diocese de Caratinga e se despedirá de Arquidiocese do Rio de Janeiro em 20 de janeiro
CARATINGA- A Diocese de Caratinga já se prepara para receber o bispo eleito Dom Juarez Delorto Secco, que no dia 13 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Papa Francisco, após a renúncia por idade de Dom Emanuel Messias de Oliveira.
No dia 27 de dezembro de 2023, Dom Juarez se reuniu fraternalmente com alguns representantes do clero da diocese de Caratinga que desempenham funções específicas como vigários forâneos, reitores dos seminários, representante dos presbíteros e coordenador de pastoral. O encontro aconteceu na residência episcopal, com a presença do Administrador Apostólico, Dom Emanuel Messias de Oliveira.
O encontro iniciou com a partilha de um almoço e, logo após, uma conversa para uma breve apresentação de alguns trabalhos pastorais da diocese. Dom Juarez disse de sua alegria e desejo de “proximidade com o povo de Deus, clero e religiosos”. Valorizou e enfatizou a importância da pastoral vocacional e dos trabalhos missionários.
Dom Juarez ainda realizou visitas para conhecer a Catedral de São João Batista, as dependências do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário.
O encontro fraterno também teve o objetivo de organizar a logística para a preparação e a programação de acolhida de posse do novo bispo de Caratinga. A cerimônia acontecerá às 16h do dia 17 de fevereiro de 2024, na Catedral de São João Batista. O momento é de oração e preparação para a posse canônica de Dom Juarez Delorto Secco.
Em sua mensagem de Ano Novo à população, dom Emanuel ressaltou: “Teremos a novidade de um novo bispo à frente da nossa diocese, novo bispo e bispo novo. É sangue novo que vem para revitalizar e dinamizar a nossa querida diocese. Estou me lembrando da imagem do canteiro ou de um jardim bem cuidados. Como é importante remover a terra para revitalizar as plantas! Deus é o grande jardineiro que gosta de plantas, flores e frutos. Ele sabe como cuidar com carinho e amor. Isto significa vida nova, novas perspectivas, um jeito novo de ser Igreja”.
Dom Emanuel ainda pediu que os fiéis assumam o compromisso de “rezar muito para Dom Juarez, que chega como bênção de Deus para todos nós. Ele traz consigo as expectativas da novidade, novidade para todos nós no início deste novo ano; novidade também para ele, que assume pela primeira vez o múnus de bispo diocesano. Ele está muito feliz, muito animado e já teve uma ótima impressão da nossa diocese e dos nossos padres, representados aqui, no dia 27 último, num um almoço, que oferecemos na minha casa”.
O Administrador Apostólico reforçou as expectativas para a chegada do novo bispo. “Os padres presentes também gostaram muito do seu jeito de ser e de suas propostas iniciais. Quanto a mim, estou muito feliz, pois o Espírito Santo mandou-nos um bispo com as características sonhadas por nós. Dom Juarez será uma bênção para todos nós. Deus seja louvado! Em tudo devemos realmente dar graças, porque a bondade de Deus é sem limites”.
DESPEDIDAS E AGRADECIMENTOS
A arquidiocese do Rio de Janeiro organiza a despedida de Dom Juarez, que foi bispo auxiliar desde 9 de setembro de 2017. A despedida acontecerá no dia 20 de janeiro, durante a Festa de São Sebastião, na missa que será presidida na Catedral de São Sebastião, depois da procissão, por volta das 17h.
Já Dom Emanuel Messias de Oliveira terá missa em ação de graças, como agradecimento ao do seu pastoreio na Diocese. A celebração acontecerá no dia 30 de janeiro, às 19h, na Catedral de São João Batista.
- Dom Juarez Delorto visitou a Diocese de Caratinga. Objetivo também foi organizar a logística para a preparação e a programação de acolhida da posse, que ocorrerá em 17 de fevereiro (Foto: Diocese de Caratinga)
- Dom Juarez Delorto
- Dom Emanuel Messias de Oliveira