CARATINGA- A sétima edição do Curso de Férias para Educadores Populares, Agentes de Pastorais e Lideranças da Diocese de Caratinga teve início na noite desta quarta-feira (13).
O evento, que acontece até o domingo (17) no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, tem o tema central a Campanha da Fraternidade de 2023, Fraternidade e Fome e o Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Tendo a metodologia de palestras na parte da manhã e oficinas na parte da tarde, o curso também conta com uma noite cultural ao término de cada dia e com a apresentação do resultado das oficinas na noite de sábado, dia 16 de dezembro.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades civis e religiosas. O momento também foi de homenagear Monsenhor Raul pelos seus 65 anos de ordenação presbiteral.
O reitor do Seminário, padre Geziel José de Almeida, deixou uma mensagem de boas-vindas para os participantes. “Com muito prazer e alegria que em nome do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário, quero acolher a todos vocês. A presença de todos enriquece muito nosso Seminário, com muito prazer que acolhemos a proposta para que o Seminário pudesse abrir as portas para a realização desse sétimo curso de férias. Sejam muito bem-vindos, que a experiência desses dias seja enriquecedora para todos. Aqui estão todos os nossos seminaristas, da nossa diocese, apenas os de Araçuai que não estão, estão trabalhando e ajudando também na equipe, demonstrando assim o esforço e o carinho em acolher a todos”.
O primeiro dia foi de reflexões em torno do tema Dia Mundial das Comunicações, anúncio de Papa Francisco. A palestra foi ministrada por Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Nesta quinta-feira (14), a programação seguiu com a mística e animação. O tema abordado foi Fraternidade e Fome: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Mt 14,16- com Francisco Orofino. Após a pausa para o café, frei Betto foi o convidado para falar sobre Fome na Educação. A programação seguiu com oficinas e noite cultural.
Confira a programação para esta sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17):
Sexta-feira- 15 de dezembro
7h- Café
8h- Mística e animação
8h30- Palestra: O combate a fome como questão ambiental com um olhar para a economia de Francisco e Clara- Professoras Moema Miranda e Janise Bruno Dias
10h- Cafezinho
10h30- Conversando com as palestrantes
12h- Almoço
13h30- Oficinas
18h30- Jantar
20h- Noite Cultural
22h- Descanso
Sábado- 16 de dezembro
7h – Café
8h- Mística e animação
8h30- Palestra: Situação da fome no Brasil: Desafios e Perspectivas- André Quintão, secretário nacional de Assistência Social
10h- Cafezinho
10h30- Conversando com o palestrante
12h- Almoço
13h30- Oficinas
18h30- Jantar
20h- Apresentação dos resultados das oficinas
22h- Descanso
Domingo- 17 de dezembro
7h- Café
8h- Missa e animação
8h30- Mesa temática: Ao redor da mesa, uma reflexão sobre a fome e a Campanha da Fraternidade 2023
10h30- Leitura da carta compromisso do VII Curso de Férias para Educadores Populares
11h- Celebração da Santa Missa
12h30- Almoço, encerramento e despedida
OFICINAS
Terapias indígenas
Terapias corporais, cuidar e curar
Terapias comunitárias
Brincando e curando com terra
Constelação Familiar
Cantiga de roda e ciranda
Música e confecção de instrumentos
A Bíblia na mão do povo
Circo e malabares
Letramento racial: Cartografias corporais, Afro-diásporas
Dança circular com vivências
Gine-Ecologia Natural: Saúde da mulher, através da natureza
Juventudes
Educação Ambiental (Rede de Sustentabilide)
Educação para territórios sustentáveis e segurança alimentar (Rede de Sustentabilidade)