Foram aplicadas 33 doses de intensificação e 68 doses de rotina
CARATINGA- No último sábado (19) foi realizado em todo o país o Dia D de vacinação contra o sarampo. A data marcou a mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no nos últimos meses.
O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.
A mobilização nacional de sábado integrou a primeira fase da campanha, que até sexta-feira (25), voltada a crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos. Essa faixa inclui a maioria do número de casos confirmados da doença no País.
Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda.
No Dia D, todas as 24 salas de vacinação de Caratinga estiveram abertas de 8h às 17h, sem intervalo, para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses. 101 pessoas foram vacinadas, sendo aplicadas 33 doses de intensificação e 68 doses de rotina. A cobertura até setembro foi de 105% para a dose 1 e 78% para dose 2. O objetivo da campanha é atingir 95% até 30 de novembro de 2019.