UNEC aborda o tema com colaboradores
CARATINGA – O Centro Universitário de Caratinga – UNEC tem reforçado a aplicação do Endomarketing, oferecendo aos seus colaboradores – dentre outros serviços -, a possibilidade de participação em programas de qualificação e aprendizagem sobre os mais diversos temas. Recentemente, a direção da instituição se reuniu com os funcionários das áreas operacional e administrativa para refletir sobre o momento econômico pelo qual passa o país e a possibilidade de vivermos um “ano difícil”, alertando sobre a necessidade de economizar, tanto nas atividades profissionais como nas atividades pessoais, em casa e em grupos sociais.
A partir deste encontro, foi criado o projeto “Somos Mais Unec”, coordenado pela Pró-reitoria de Administração e que conta com a participação ativa de todos os coordenadores de setores e gerências das Unidades. Como parte da política de gestão planejada pela Reitoria, o projeto tem como objetivo maior a intensificação do programa de Endomarketing, cujo princípio baseia-se no aprimoramento da comunicação interna, no aumento da satisfação dos colaboradores, no maior envolvimento de todos na busca do sucesso da instituição e, consequentemente, na satisfação do cliente, entendendo que todos são parceiros e aliados da instituição.
Desta vez, os funcionários tiveram a oportunidade de participar de um interessante encontro, que abordou a questão do desequilíbrio financeiro comparando-o a uma doença e o endividamento aos sintomas. Ministrada pelo professor Florentino Costa, a palestra intitulada “A Doença do Endividamento” foi oferecida nos dias 25 e 26 deste mês nas Unidades I e II do UNEC, contando com ampla participação dos funcionários.
“Existem pessoas que concentram as suas energias no Ativo, outras no Passivo. Estas últimas gastam quase tudo o que ganham em coisas que somente geram despesas, comprando aquilo que não precisam, mesmo sem terem dinheiro. O resultado, via de regra, é o excesso de endividamento, o que pode trazer consequências como a perda de sono, a apresentação de sintomas de que algo não vai bem com a saúde e, às vezes, até depressão”, registrou o palestrante.
Florentino Costa deu dicas de procedimentos em relação à economia, ao ajuste nas contas e à necessidade das pessoas se livrarem das dívidas. Os participantes demonstraram muito interesse no assunto e saíram do encontro com o firme propósito de reduzirem as despesas com o supérfluo e de passarem a observar melhor a relação Receita x Despesas.
O projeto “Somos Mais Unec” possui diversas frentes de ação e promete, para breve, novas e boas surpresas aos colaboradores.