Delegados e escrivães da Polícia Civil passam a se dedicar exclusivamente a investigações, não fazendo mais plantões, pois serão digitais
CARATINGA – A delegacia regional de Caratinga passará por uma novidade a partir da próxima segunda-feira (6). De acordo com o delegado Ivan Sales, as delegacias passam a ser atendidas pela Central Estadual de Plantão em Belo Horizonte. “Quando a Polícia Militar trouxer uma ocorrência com o conduzido, o investigador em Caratinga ou nas delegacias de comarcas receberão esse preso, mas o delegado de polícia e o escrivão que farão o atendimento, serão os colegas em Belo Horizonte por meio de videoconferência. Isso já vinha ocorrendo em Caratinga, porém com uma divisão entre as regionais de Caratinga e Manhuaçu. O que muda agora é que a gente passa a ser atendido pela central estadual de delegados e escrivães que ficam em Belo Horizonte”, explicou o delegado regional.
SISTEMÁTICA
Para deixar o assunto ainda mais claro, o delegado Ivan Sales exemplificou como o trabalho será na prática. “Digamos que houve uma ocorrência de furto, a Polícia Militar conseguiu efetuar a prisão do conduzido, ela vem para a delegacia, registra a ocorrência, traz o conduzido, vítimas e testemunhas. A PM encerra a ocorrência e passa para os investigadores em Caratinga. O investigador que antes fazia contato com o delegado de plantão, que estava físico em Caratinga, fará contato com o delegado de plantão que está remoto em Belo Horizonte. Outro exemplo, se houve uma ocorrência em Raul Soares com conduzido, a PM vai apresentar essa ocorrência na delegacia de Raul Soares e investigador fará contato com a central estadual”, disse o delegado.
VANTAGENS DO PLANTÃO DIGITAL
O delegado Ivan Sales explica que o plantão digital é um ganho para Caratinga e para os municípios atendidos pela regional. “No modelo anterior, quando o delegado lotado em Caratinga e nas comarcas, tinha que tirar os plantões aqui, por uma questão legal, ele tinha direito a folga. Então era comum, por exemplo, colegas da imprensa, os advogados, virem à delegacia querendo falar com algum delegado ou com algum escrivão, e receber a notícia que eles estavam de folga de plantão. Então isso a partir de segunda-feira (6) acaba. Todos os delegados e escrivães que atuavam no plantão, passam a atuar exclusivamente no expediente, se dedicando de forma exclusiva às investigações. A nossa expectativa é de que com isso, nossa capacidade de resolução dos crimes, ocorram de forma mais célere”, ressaltou Ivan Sales.
O delegado fez questão de pontuar que com essa mudança está recebendo quatro escrivães que se dedicavam exclusivamente ao plantão, indo para as delegacias de expediente e mais um delegado. “Com isso vou ter dois escrivães em cada delegacia, e na Furtos e Roubos que tem um volume maior, três escrivães de polícia. Então eu penso que é um ganho muito grande para a delegacia Regional de Caratinga, ser atendida pela central estadual por conta da nossa capacidade de investigação que aumentará de forma substancial”.
O horário de expediente é de 8h30 às 12h e de 14h às 18h30. Os delegados e o escrivães não terão mais direito às folgas, porque estarão trabalhando nas 40 horas semanais.
No período noturno, fora do horário de expediente, como já vem ocorrendo há mais de dez anos, as ocorrências são encaminhadas para a delegacia regional
EQUIPAMENTOS
Ivan Sales ressalta que Caratinga foi a primeira delegacia regional do interior a iniciar o plantão digital, então já tem os equipamentos. “Para esse trabalho funcionar precisa de um computador com webcam, e uma impressora. Vejo que a Polícia Civil tem buscado ser mais tecnológica, acompanhando todo esse movimento que vem ocorrendo, a pandemia nos mostrou muito isso, reuniões que eram realizadas de forma presencial, hoje são realizadas de forma remota. Não tem sentido algum a necessidade de um delegado estar fisicamente presencialmente, se eu posso ter um delegado em Belo Horizonte que atende Caratinga, Manhuaçu, ou outra delegacia. Para pensar no lado da administração, antes a gente tinha delegacias que passavam a noite sem ter nenhuma ocorrência com conduzido e aquele servidor obviamente teria direção a folga, agora será diferente”, concluiu.