Área foi afetada por desabamento em dezembro de 2020. Laudo apontou segurança para desinterdição
CARATINGA- Após laudo geológico-geotécnico e vistoria, a Defesa Civil de Caratinga desinterditou ontem o Residencial Íris, situado à Rua André de Oliveira Valadão, Bairro Rodoviários. O imóvel está localizado em uma área que ocorreu um desabamento em dezembro de 2020.
O LAUDO
A Reportagem teve acesso ao laudo de acompanhamento do trecho entre a Rodovia Rio-Bahia e as Ruas Artur da Silva Araújo, André de Oliveira Valadão e Sebastião Carmo Ribeiro, a montante de um antigo posto de gasolina.
A área foi reavaliada buscando identificar evidências, analisar os condicionantes geológico-geotécnicos e ocupacionais que as determinam, avaliar a probabilidade de ocorrência de processos associados a deslizamentos em encostas que possam afetar a segurança de moradias e delimitar as áreas da encosta que possam ser afetados por cada um dos processos destrutivos potenciais identificados.
Conforme o documento, comparando duas fotografias, foi possível perceber que entre dezembro de 2020 e junho de 2021 ocorreu um pequeno deslizamento, já esperado, ao longo da crista da encosta.
Por fim, o laudo aponta que, inicialmente, do ponto de vista físico, foi possível caracterizar que foi gerada uma “superfície de ruptura única ao longo da encosta, que está mobilizando material até a base e, consequentemente, é este o motivo das deformações e danos estruturais observados nas edificações”. No processo de avaliação identificou-se em campo a extensão lateral da trinca/superfície de ruptura (entre o topo e a base) complementando o trecho da encosta em movimento e de maior instabilidade.
Para o laudo pericial foi realizada a análise de estabilidade de quatro perfis ou cortes distintos na encosta, incluindo onde ocorreu o desabamento com vistas a verificação da estabilidade ainda existente, da possibilidade de progressão da ruptura do talude ou de movimentação de massa.
O parecer técnico a Norma ABNT NBR 16.920/2021, estabelece o nível de segurança para o dimensionamento de estruturas de contenção do tipo solo grampeado e alto devido a presença de residências e prédios comerciais. O fator de segurança mínimo para a estabilidade global é de 1,5. O documento destaca que o Residencial Íris atende ao fator de segurança.
A DESINTERDIÇÃO
Conforme apurado pelo DIÁRIO, cada proprietário deverá comparecer na Defesa Civil para assinar um documento de desinterdição do seu apartamento.
O laudo atestou a necessidade de uma impermeabilização nos lotes ao lado do Residencial Iris antes das chuvas, considerando a necessidade de que a água escoada seja conduzida adequadamente para fora da encosta.
De acordo com informações extraoficiais, o município vai notificar os responsáveis para fazerem tais medidas dentro de 15 dias e caso eles recusarem, o próprio município fará a impermeabilização e tomara as medidas cabíveis.
A reportagem pediu uma nota sobre o assunto à Prefeitura de Caratinga, no entanto, até o fechamento desta edição, não houve resposta.
- Vista parcial do trecho rompido com detalhe para o perfil de solo. O prédio a montante é o Residencial Iris
- Localização da área estudada