CARATINGA – A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) alerta para o risco de deslizamento de terra nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Caratinga, Contagem, Coronel Fabriciano, Ibirité, Ipatinga, Itabira, João Monlevade, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Timóteo e Vespasiano.
Para os próximos dias são esperadas chuvas com volumes superiores a 100 milímetros em todo o Estado, com risco de inundação e enxurradas em Belo Vale, Betim, Coronel Fabriciano e Santa Luzia.
CARATINGA
Em Caratinga, foi registrada no domingo (17), às 12h18, a precipitação de 81 milímetros. Na região de Santa Rita de Minas e Santa Bárbara do Leste, nos últimos quatro dias choveram 150 milímetros.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Isaías Borges, é necessário ficar atento. “Estamos advertindo a população quanto ao volume de água, porque a água que chove em Santa Rita passa no Rio Caratinga, então pode haver alagamentos. Com relação às chuvas extensas, podem ocasionar deslocamentos de massas, os chamados deslizamentos de terra”.
Devido a estiagem que assola Caratinga e região desde o ano passado, as últimas chuvas vieram mesmo para a aliviar a seca. Mesmo assim, é preciso ter cautela e monitorar, como explica Borges. “A chuva da forma que foi em um período longo, durante 24 horas, precipitou de forma que não ocasionou nenhum deslizamento de terra até o momento em Caratinga. A terra está absorvendo a água. Mas, a gente precisa de acompanhar para que a terra não fique encharcada”.
A previsão de chuvas para Caratinga vai até a próxima quarta-feira (27). De acordo com o site Clima Tempo são esperados: terça-feira (19)- 17 milímetros; quarta-feira (20)- 51 milímetros; quinta-feira (21)- 6 milímetros; sexta-feira (22)- 5 milímetros; sábado (23)- 11 milímetros; domingo (24)- 10 milímetros; segunda-feira (25)- 9 milímetros; terça-feira (26)- 9 milímetros e quarta-feira (27)- 8 milímetros. O site Tempo Agora registrou as mesmas precipitações, divergindo apenas para terça-feira (19)- 24 milímetros e quarta-feira (20)- 54 milímetros.
Em caso de qualquer sinal de perigo, a orientação é para entrar em contato com a Defesa Civil, pelo 199, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar. A Defesa Civil conta com um plantão de 24 horas, para atendimento.
CÓRREGO DO LAGE
Quem passou pela região do Córrego do Lage na manhã de ontem, pôde perceber um cenário diferente. A captação de água bruta da Copasa saiu do cenário que até semana passada era de seca. Muita água passou pelo local e deixa a sensação de alívio aos caratinguenses.
No entanto, a população destaca que se Caratinga tivesse um reservatório, boa parte desta água seria aproveitada. O Comitê de Crise Hídrica estuda uma área no Córrego do Rio Preto e pretende enviar um projeto de engenharia para a presidência da Copasa.