Nesta quinta-feira (9) foram registrados deslizamentos de terra e ruas danificadas
CARATINGA– As chuvas da madrugada de quinta-feira (9) acenderam um alerta para a população de Caratinga, principalmente, se tratando de deslizamentos de terra. A Defesa Civil alerta para a previsão de mais chuvas e destaca atuação nas ocorrências registradas.
DESLIZAMENTOS E LAMA
Na rua Francisco Victor de Assis, bairro Vale do Sol, um barranco cedeu e atingiu o quarto de uma residência. Felizmente, o cômodo estava desocupado. Na mesma rua, com as chuvas da madrugada, a lama dificultou o acesso da população.
De acordo com a moradora, a família ficou bastante assustada. “Algo muito assustador. Quando acordei e vi a chuva já me preocupei, a preocupação não é só com a gente, mas com a vizinhança. De repente veio o barulho e aconteceu. Tem mais de 25 anos que moro aqui, já tinha acontecido algo assim, mas, não foi tão forte assim. Ninguém dormia nesse quarto, não gosto de deixar por prevenção mesmo, por saber do risco, estava com medo”.
Na Rua Joaquim Teixeira, Bairro das Graças um barranco também deslizou, ameaçando um prédio. A estrutura foi comprometida.
ASFALTO CEDEU
Ainda no Bairro das Graças, o asfalto da rua Vereador José Alexandrino Campos, no Bairro das Graças cedeu. A situação provocou uma cratera no local, bem como dificultou o acesso de moradores.
“Chove, desce muita água, vai arrancando o que tiver, sempre assim. Infelizmente, se chover, vem muita água e arranca tudo com a força da água”, destaca o morador José Ferreira de Oliveira.
Outra localidade em que o asfalto cedeu foi a rua Zeferino Ferreira Neto, no Bairro Santa Zita, onde uma casa também foi alagada.
ALERTA
Segundo a superintendente de Defesa Social, Cristiane Faria do Val, a população deve ficar atenta ao alto índice pluviométrico acumulado na região desde o ano passado. “A Defesa Civil vem trazendo alerta à população acerca da possibilidade de deslizamentos. Caratinga recebeu mais chuvas do que os últimos dois anos. Isso traz para a gente um alerta ainda maior da possibilidade de deslizamento devido ao encharcamento do solo”, destacou Cristiane.
Cristiane informou que, até o momento, o município já registrou aproximadamente 125 milímetros de chuva neste mês de janeiro. Somente nesta quinta-feira, foram registrados 70 milímetros, o que agrava ainda mais o risco de deslizamentos.
“A gente orienta a população no sentido de que é necessário, nesse período, estar atento às chuvas, porque toda a região centro-oeste está passando por essa zona de convergência, que é uma zona que vem trazendo fortes chuvas para toda a área central do Brasil. E ela é muito instável. Então, a gente fica em constante monitoramento e trazendo alertas à população acerca da possibilidade de chuvas intensas”, explicou.
A superintendente também reforçou a necessidade de precauções, especialmente para quem vive em áreas de risco. “A primeira orientação neste período chuvoso é quem reside próximo a barrancos, nessas áreas de possíveis alagamentos, procurar um local mais seguro, uma casa de parente, principalmente nos períodos chuvosos. Porque a gente ainda tem uma previsão para todo o mês de janeiro dessas chuvas, devido a essa instabilidade dessa zona de convergência. Precisa-se de um alerta maior”.
A prefeitura de Caratinga está mobilizada para atender às demandas da população afetada pelas chuvas. “A prefeitura de Caratinga está trabalhando com toda a sua equipe para trazer o maior possível de atendimento a essas populações que têm sofrido alguma intercorrência devido às chuvas”, afirmou Cristiane.
A Defesa Civil percorreu nesta quinta-feira as áreas mais afetadas, registrando cerca de 30 ocorrências de deslizamentos e outras situações de risco até o período da manhã. Equipes técnicas, incluindo engenheiros e assistentes sociais, estiveram nos locais para oferecer suporte e atendimento às famílias impactadas, como disse a superintendente.
Para emergências, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (3329-8043) ou pelo telefone 199. O serviço está disponível 24 horas para monitoramento e atendimento.
- Deslizamento de barranco atingiu quarto de residência no Vale do Sol
- Lama na rua Francisco Victor de Assis
- Asfalto cedeu no Bairro das Graças
- Segundo a superintendente de Defesa Social, Cristiane Faria do Val, a população deve ficar atenta ao alto índice pluviométrico acumulado na região desde o ano passado