Número de inscrições supera as expectativas
CARATINGA – Sucesso. É com essa palavra que pode ser definida a 1ª Jornada de Pediatria, promovida durante o final de semana pelos alunos do curso de Medicina, e destinada aos demais acadêmicos dos cursos da área de saúde do UNEC, Centro Universitário de Caratinga. Entre a noite de sexta-feira (18) e a manhã de sábado (19), foram promovidas cinco palestras no Campus II, com temas dos mais variados voltados para o setor.
Na sexta-feira, dia de abertura do evento, palestrou a médica pediatra Maiana Viana, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e docente do curso de Medicina. Maiana destacou a importância do aleitamento materno e todas as suas utilidades. “É um tema vasto. Um assunto que os profissionais de saúde precisam dominar. Está a par de tudo que acontece. As novas recomendações, a questão de manter o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês. As orientações de como fazer a introdução dos novos alimentos, das papinhas. Os benefícios para a mãe, para a criança, a técnicas da pega. Estamos no agosto dourado. A Sociedade Brasileira de Pediatria está incentivando o aleitamento materno. É a melhor alimentação para uma criança de 0 a 6 meses.”
Outra atração da programação foi a presença do neuropediatra Luigi Reis, que falou de epilepsias e crises convulsivas na infância. “Fico muito agradecido. Sou prata da casa. Formei-me no UNEC em 2010. Sempre é um prazer voltar à casa. Cerca de 60% dos casos de epilepsia nos adultos começam na infância. É um tema muito importante.”
A 1ª Jornada de Pediatria foi promovida pelos membros da Liga Acadêmica de Pediatria do UNEC (LAPED), e teve excelente aceitação dos acadêmicos. “É um evento aberto a todos os cursos da área de saúde. Tema muito debatido e que tem muito a acrescentar a todos”, afirmou o aluno do 4º período de Medicina Pedro Reis.
Para a presidente da LAPED, Suellen Alves Moreira, que também é aluna do 6º período do curso de Medicina, foi uma ótima aceitação e o número de inscritos superou as expectativas. “Estamos seguindo um conceito da Sociedade Brasileira de Pediatria e enfatizando que agosto é o mês do aleitamento materno. Aproveitamos para falar para todos sobre o significado do tema. A Liga promove reuniões mensais. São alunos que se reúnem, temos um processo seletivo, uma diretoria, e a gente faz reuniões, estudos de casos, e visitas à comunidades carentes. É um grupo independente e um trabalho bacana. Não ficamos somente nas salas de aula.”
Atendendo a solicitações Suellen Alves já estuda a possibilidade de ampliar o evento e promovê-lo em maior proporção numa próxima ocasião.