Em outubro de 2015, tivemos os primeiros relatos deste tipo de pendrive, mas naquela época, era só uma teoria, algo novo para pesquisadores de segurança e pessoas que trabalham com os padrões USB. Agora, no entanto, o USB Killer, tornou-se um gadget que qualquer pessoa pode comprar.
Este USB Killer funciona “fritando” as peças de um gadget simplesmente ao ser conectado na porta USB — ele faz isso ao soltar uma pequena descarga elétrica que é acumulada com a energia do próprio pendrive em que é conectado. Quando ele é inserido em um PC, por exemplo, ele pode queimar o processador e a placa-mãe, inutilizando totalmente o computador.
Curiosamente, USB Killer diz que 95% dos hardwares são vulneráveis a este ataque, mas que não inclui Apple, que é “a única empresa a proteger o seu hardware, voluntariamente”. Entre eles, estão notebooks, computadores de mesa, rádios, televisores e vídeo games, ou seja, qualquer coisa com uma porta USB.
O pessoal do Mashable foi atrás dos inventores para saber mais detalhes e descobriu que a companhia por trás do produto fica em Hong Kong, na China. Além disso, um “porta-voz” do site comentou que essa empresa é especializada em segurança e auditoria de hardware.
O USB Killer pode ser adquirido no site oficial dos criadores e, junto com ele, é possível comprar um “USB Test Shield”, que permite o teste do pendrive assassino para saber se ele realmente está funcionando. Os preços são de US$ 56 para o pendrive e US$ 16 para o produto de teste — eles aceitam cartão de crédito e PayPal e prometem entregar em qualquer parte do mundo e com rapidez.
Então, o que os indivíduos podem fazer para proteger o seu equipamento a partir de tal ataque?
Para se proteger principal dica é o seguinte: não conecte no seu gadget em qualquer aparelho em que você não tenha confiança. Obviamente, será bem difícil topar com produtos desse tipo por aqui, mesmo assim tomar cuidado com pendrives é importante por causa dos malwares e para que outros tipos de vírus não sejam instalados no seu PC.
E você já sabe, qualquer dúvida, sugestão ou mesmo se quiser que eu fale sobre algo, basta nos enviar um e-mail para: [email protected], ou para edição deste jornal.
Josias Viana tem MBA Executivo em Marketing e Gestão de Equipes pela Universidade Cândido Mendes e Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Instituto Newton Paiva, Certificação em ITIL, Microsoft, SCRUM métodos ágeis, CYBERSECURITY, CSIRT FOUNDATION e ETHICAL HACKING ESSENTIALS E SECURITY OFFICER.