INHAPIM – A prefeitura de Inhapim sabe o quanto é importante cuidar do amanhã, por isso programou para as crianças, uma semana especial para comemorar a data destinada à garotada. Brincadeiras, música, recreação, pula-pula, algodão doce, pipoca, doces, sacolinhas surpresa e até um trenzinho com os personagens Fofão, Patati e Patatá fizeram parte da festa.
Desde o dia 28 de setembro até 9 de outubro, um cronograma estratégico foi montado pelas equipes de profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS(Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para levar diversão para as crianças do município.
A semana das crianças foi gratuita e realizada pela prefeitura através de uma parceria com as secretarias de Assistência Social e Educação e atendeu cerca de quatro mil crianças durante nove dias de evento. As atrações foram oferecidas aos alunos das escolas municipais e estaduais e para que as crianças pudessem brincar de forma organizada e aproveitar mais o tempo para diversão, as escolas foram divididas e cada uma teve seu próprio horário, o que facilitou para os professores e aumentou a alegria da garotada.
Em Inhapim a festa aconteceu no estádio municipal e no campo de futebol do Bairro Santo Antônio. Nas demais comunidades rurais e distritos, as sedes das próprias escolas foram o cenário para as brincadeiras.
Presentes em todos os dias da “Semana das Crianças em Inhapim”, as secretárias de Assistência Social, Luciana Barbosa e de Educação, Nilda Ribeiro Viana, discursaram avaliando de forma positiva a iniciativa da prefeitura e a união das secretarias. “O objetivo era proporcionar diversão da melhor maneira para cada criança, na sua individualidade, daí unimos os recursos, os trabalhos, as equipes e o resultado foi excelente. Cada escola teve sua vez e os alunos aproveitaram muito mais”, explicou Nilda.
Já a assistente social Luciana Barbosa exaltou o aspecto psicológico em se comemorar a data. “As crianças merecem ser lembradas em grande estilo. Elas são o nosso futuro e a infância é um momento único e inesquecível. Muitas dessas crianças sonham com esse dia e almejam não só presentes, mas abraços, carinhos. E é isso que estamos ofertando a elas e lembrando o quanto elas são especiais”, ressaltou.
Para a pequena inhapinhense, Júlia Oliveira, de apenas seis anos, a festa foi especial. “Adoro Dia das Crianças porque a gente não precisa só estudar, podemos brincar com os coleguinhas e sorrir. Amo pula-pula e gosto de me sentir feliz e abraçar as pessoas. O que mais gostei foi o Trenzinho e dos palhaços. Diverti de montão”, disse a aluna da escola estadual Dr. Alípio Fernandes.
Para celebrar o Dia das Crianças as secretarias focaram no lema: Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível, menos a maldade.