Vídeo no local mostra a extensão dos danos provocados por uma erosão gigante à margem da pista sentido a Ipatinga
A sequência da chuva na região fez ampliar a cratera que se formou em um trecho em obras na BR-458, entre os quilômetros 113 e 114, em Iapu. Uma erosão se formou no fim do mês de dezembro, no aterro feito em uma intervenção recente, para construir uma galeria de passagem de um córrego sob a rodovia. Conforme já noticiado pelo jornal, há sete anos, um tubo armco cedeu e foi iniciada uma intervenção no local em que a pista criou uma depressão. Desde então, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) atuava na construção de uma galeria para substituir o tubulão para a passagem de um córrego sob a rodovia. Para a obra, chegou a ser construído um desvio. A construção da galeria em concreto foi iniciada há mais de um ano, mas não foi concluída e, na chuva intensa do fim de dezembro uma cratera surgiu no lado direito da pista sentido a Ipatinga. Com a persistência da chuva, nada foi feito e atualmente a cratera já ocupa metade da pista, o que gera apreensão para quem passa pelo local.
Procurada pela reportagem para informar sobre as providências a serem adotadas neste local, a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes limitou-se a responder que “as equipes do Dnit atuam no trecho, com previsão de normalização do tráfego em uma semana. O trânsito está fluindo em desvio no local”, concluiu.
Importante ligação
A BR-458 é um dos principais acessos do Vale do Aço à BR-116, Leste de Minas e Zona da Mata mineira. Além disso, interliga as cidades da Região Metropolitana às cidades do Colar Metropolitano. Também é o acesso alternativo para cargas que veem de Belo Horizonte para o Vale do Aço, quando há interrupção na BR-381. A MG-760 e a MG-425, que liga o distrito de Cava Grande a Timóteo é alternativa apenas para carros de passeio e veículos abaixo de 23 toneladas.
Fonte: Diário do Aço
- Intervenção neste trecho da BR-458 se arrasta há sete anos