CORDEIRO DE MINAS (CARATINGA) – A Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas (AMAC), em parceria com Cenibra e a Secretaria de Agricultura de Pecuária e Abastecimento de Caratinga, realizou na manhã de ontem, o 1° Seminário da Agricultura Familiar em Cordeiro de Minas. O evento reuniu produtores rurais, representantes de instituições ligadas à agricultura e especialistas em cultivo e manejo de frutas e hortaliças.
O secretário municipal de Agricultura, Alcides Leite, falou sobre a história da produção de alimentos, citando como a agricultura familiar teve início há milhares de anos. Ele ressaltou a importância da agricultura familiar, responsável pela produção de boa parte dos alimentos em todo o país. Alcides lembrou que o agronegócio, mantido pelas grandes corporações empresariais, não deve entrar em conflito com os pequenos produtores, defendendo que os dois setores da agricultura devem caminhar juntos.
Ao final, Alcides apresentou alguns projetos da Secretaria de Agricultura como o desejo de ampliar a CEASA de Caratinga.
O evento também falou sobre o consumo de água. Segundo o representante da EMATER, Renato Souza, a continuidade da produção de alimentos passa pela sustentabilidade ambiental, uma vez que 72% da água potável no Brasil são utilizados na irrigação das lavouras.
Representantes do INSS da agência de Caratinga falaram sobre os serviços que são ofertados pela Previdência Social pela Internet, sem a necessidade de ir até a agência. O Seminário ainda apresentou quatro oficinas de agricultura aos participantes.
O engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Viçosa, Milton Pereira Flores, abordou o cultivo de palmito pupunha. O pesquisador mostrou aos agricultores como a plantação deve ser feita, com o intuito de evitar perdas com pragas que afetam a produção do palmito.
O técnico em agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura de Caratinga, Ciro Vasconcellos, destacou a fruticultura. Ele destacou o cultivo de limão taiti e banana, que se adaptam com facilidade à região próxima ao Vale do Aço, mas pertencente ao município de Caratinga.
A Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas foi criada com o apoio da Cenibra, empresa de produção de celulose, que doou uma área para diversas famílias do Distrito. O terreno foi cedido para ser utilizado no cultivo de alimentos da agricultura familiar. O processo de criação da AMAC começou em 2013, quando 80 famílias invadiram uma área da empresa. Para regularizar a ocupação, a Cenibra exigiu a criação da Associação. O vereador de Caratinga e vice-presidente da AMAC, José Cordeiro, disse que os agricultores familiares já estão colhendo frutos da ação conjunta e apoio para facilitar o escoamento da produção e consumo próprio. José Cordeiro acredita que o Seminário tem muito a contribuir com os produtores rurais.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caratinga