CARATINGA- A estiagem tem provocado preocupação e dúvidas aos caratinguenses em relação à situação do abastecimento na cidade. Muitas pessoas têm procurado o DIÁRIO em busca de informações se há previsão de racionamento de água para os próximos dias. A Reportagem buscou essas informações junto à Copasa.
No dia 5 de agosto de 2016, a Copasa confirmou as obras de captação do Rio Preto. Inicialmente, no cronograma, a conclusão das obras estava prevista para outubro de 2017. Estão previstos execução das obras e serviços para a implantação de barragem de nível no Rio Preto, além de sistema de tomada direta e gradeamento, passando por caixa de areia até o poço de sucção das estações elevatórias EEAB 1- Caratinga e EEAB 2 – Piedade de Caratinga; e execução dos serviços de urbanização da área da captação.
Ainda será implantada Estação Elevatória de Água Bruta, composta de poço de sucção, sala elétrica e casa de máquinas, que abrigará cinco conjuntos moto bombas para atendimento ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA), de Caratinga (EEAB 1) e Piedade de Caratinga (EEAB 2).
De acordo com a companhia, as obras da captação superficial complementar, que está sendo construída no Rio Preto, têm previsão para serem concluídas até dezembro de 2019. “Mesmo em fase de conclusão, a unidade já foi testada e aprovada”, frisou.
A Companhia ainda esclarece que o sistema de adução está apto para ser utilizado em situação emergencial, propiciando, assim, o abastecimento de Caratinga em períodos críticos de estiagem e que, no momento, está descartada qualquer situação de racionamento no município.