A década de 90 foi marcada pelo início de uma longa paralisação dos campeonatos da Liga Caratinguense de Desportos. A última edição do Campeonato da Cidade, atual campeonato Regional, aconteceu em 1994 com título do Sevale de Vargem Alegre. Porém, outra competição também deixaria de ser promovida. Criada por iniciativa do vereador na época Odiel de Souza, com total apoio dos governos de Sô Dário e José de Assis, a Copa Oeste, a exemplo da tradicional Copa Distrital, contava com a participação da grande maioria dos times dos distritos e bairros de Caratinga.
A edição de 1996 contou com a participação de 16 equipes e era vista como uma prévia para outras competições. Depois de ótimas campanhas, Dom Modesto e Palmeiras de Santa Efigênia chegaram a decisão em jogo único marcado para o antigo estádio Beira Rio, campo do Bairro das Graças, campo destruído pelas fortes enchentes de 2003, e atualmente parte da estação de tratamento da COPASA. Era domingo 21 de Julho, 15h horas quando ás duas equipes pisaram no bom gramado do Beira Rio. Ao longo da semana que antecedeu a decisão, o favoritismo era dado com toda razão ao time do Palmeiras. Afinal, contava com uma verdadeira seleção, formada por nomes como: Tetano, Luizinho do América, Julinho do Limoeiro (profissional do Caratinga), Damiano, saudoso Alex da Academia, Netinho do Esplanada, e tantos outros craques. Por outro lado, o Dom Modesto contava também com uma equipe forte. Não por foram os dois finalistas. Entretanto, quando a bola rolou, marcando muito forte, bem organizado em campo e contando com uma tarde inspirada do artilheiro Tom, o Camelo venceu por 2 a 1 e conquistou a última Copa Oeste da história. Os Campeões: Rogério, Aroldo, Sidney, Fernando bocão, Didi, Anderson Neguinho e Heraldo. Agachados, Diego, Hudson, Tom e Beto. (Jovino Lopes atuou como jogador e treinador). Ainda fizeram parte da campanha. Jaburu, Tião, Isaque, que não estão nesta foto.
Pessoalmente, a última Copa Oeste foi também minha última vez em campo valendo três pontos e assinando súmula. Mesmo com apenas 22 anos de idade, depois de ter tido o privilégio de vestir camisas tradicionais em competições oficiais como, Esplanada, América, Caratinga e Santa Rita, com a oportunidade de ingressar na equipe de esporte do Grupo Sistec, tomei a decisão de mudar de lado. Mas, ficaram as boas lembranças.
Mineiros na rodada
Os três grandes de Minas tem compromissos importantes este final de semana. Na série B, o Cruzeiro tem mais uma chance de acabar com o jejum de sete jogos sem vitória. O adversário será o Vila Nova GO, o time goiano também não faz grande campanha, é apenas o 14º colocado com 13 pontos, dois a mais que a Raposa. Portanto, podemos dizer que se trata de um “jogo de seis pontos”. Porém, o momento não é nada favorável. Com salários atrasados, e elenco fraco, o torcedor está cada vez mais preocupado
O América também ocupa o Z4 na série A. Depois de um bom começo sob o comando de Wagner Mancini, o time caiu de produção. Vai encarar o desesperado Grêmio de Felipão. Outro “jogo de seis pontos”. Entretanto, tá faltando poder de finalização ao Coelho.
O Atlético vive um momento de euforia depois de se classificar na Libertadores. Além disso, está de olho na liderança do Brasileirão. O confronto contra o Bahia é uma boa oportunidade de somar mais três pontos. Os baianos até iniciaram bem o campeonato, mas, contra o Flamengo apresentaram muitas falhas de marcação e sofreram uma goleada de 5 a 0. Caso Cuca opte por colocar o time principal, as chances de vitória são grandes.
Rogério Silva