DA REDAÇÃO – Foram retomadas, às 6h de ontem, as buscas pelo avião monomotor que está desaparecido desde as 11h30 de terça-feira (6). A aeronave prefixo PT-NKU decolou do aeroporto de Caratinga com destino a Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, onde deveria ter chegado às 13h de terça-feira, mas não foi mais vista. Ela levava os ocupantes Fausto Mesquita (piloto) e João Paulo Gomes Araújo (também piloto e dono da aeronave).
Um helicóptero decolou no início da manhã de ontem e seguiu para Serra do Caraça, em Catas Altas, na Região Central de Minas. O Corpo de Bombeiros informou que militares da corporação passaram a integrar a equipe de buscas. Dez militares da Força Aérea Brasileira (FAB) estão na região desde ontem. Segundo a assessoria de imprensa da FAB, na quarta-feira (7) eles percorreram uma área com cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados. As buscas foram feitas ao longo da rota provável da aeronave e no entorno da cidade de Caratinga.
Ontem, a FAB continuou as buscas. Até o final desta edição, o monomotor e os ocupantes ainda não tinham sido encontrados.
Cronologia do incidente com o avião desaparecido
– Avião monomotor prefixo PT-NKU decola às 11h30 de terça-feira (6) do aeroporto de Caratinga, com destino a Pará de Minas, Centro-Oeste do estado.
– A aeronave era pilotada por Fausto Mesquita, que levava o aparelho para regularizar a documentação e negociar a sua venda. O dono e também piloto João Paulo Gomes Araújo viajava como passageiro.
– Avião deveria ter pousado às 13h em Pará de Minas.
– Às 17h, o Comando Aéreo Regional (Comar), de Belo Horizonte, é informado do desaparecimento.
– Equipes de resgate são mobilizadas para fazer o caminho inverso de Pará de Minas até o local da decolagem.
– Famílias dos pilotos são avisadas por volta das 16h. Celulares dos pilotos dão sinal de desligado.
– Por volta da 1h30 de quarta-feira (7), uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) chega à região e as buscas começaram às 5h30.
– Parentes e amigos dos desaparecidos se mobilizam para tentar localizar o avião, fazendo buscas aéreas e de solo na possível rota da aeronave que sumiu.
– Avião C 105 Amazonas, do Esquadrão Pelicano de Campo Grande (MS), próprio para buscas e salvamento, faz a procura durante a quinta-feira (8) e retorna para Belo Horizonte. Buscas serão retomadas hoje.