Copasa justifica arrastes de minerais acumulados nas redes de distribuição e que alterações na cor e turbidez não representam nenhum tipo de contaminação
CARATINGA- Consumidores caratinguenses têm questionado a qualidade da água fornecida pela Copasa nos últimos dias. As queixas estão relacionadas à coloração da água, que tem saído “suja” das torneiras, com aspecto de poluição. O problema teria sido registrado em vários bairros da cidade.
O DIÁRIO procurou a Copasa para saber o motivo da situação relatada pelos moradores que, por meio de nota, afirmou ter realizado duas manutenções emergenciais, uma na rede de distribuição da rua Dr. Maninho, no centro de Caratinga, nesta terça-feira (14) e outra no reservatório localizado no bairro Esplanada, no último sábado (11).
Conforme a Companhia, após a manutenção corretiva na tubulação, ao religar os registros do sistema “ocorreram arrastes de minerais acumulados nas redes de distribuição, provocando alterações pontuais na cor e turbidez da água. Assim que esta ocorrência foi detectada, técnicos da empresa realizaram descargas na rede para regularizar a situação. Estas alterações não representam nenhum tipo de contaminação bacteriológica”.
A Copasa orienta aos moradores que receberem água com alteração de cor e turbidez, que entrem em contato por meio do número 115, para que um técnico seja enviado ao local para verificação e, caso necessário, realização de novas descargas em pontos estratégicos da rede de distribuição.
Um comentário
Cristiano Souza
Realmente, o fato ocorreu (por mais de uma vez) também em minha residência, no Bairro Nossa Aparecida e no Bairro Salatiel, próximo à Estação de Tratamento de Água da COPASA e nada foi feito. Registrei uma reclamação na ouvidoria da empresa, logo após ter ligado no 115 e ser muito mal atendido e somente na data de hoje (dia 27/01/2020) dois funcionários vieram até a minha casa para avaliar a qualidade da água HOJE. Enquanto a população não se manisfestar, irá continuar pagando por um serviço ruim e que continuará trazendo riscos à saúde da população. RECLAMEM! Liguem no 115, anotem o número do protocolo, façam denúncia na Ouvidoria da COPASA com esse protocolo e depois, com o protocolo da ouvidoria, registrem a reclamação no site da ARSAE, que é o órgão que fiscaliza a COPASA!