Morador do Bairro Vale do Sol suspeita de ar na tubulação. Copasa não fala sobre as queixas, mas recomenda que cidadãos procurem agência de atendimento para esclarecer dúvidas
CARATINGA- Após o questionamento do consumidor Robson Martins, morador da Rua Frei Carlos Fratini, Bairro Vale do Sol, foram inúmeras as reclamações relacionadas às faturas da Copasa.
Quando o leiturista conferiu o hidrômetro, o susto: o consumo de água que consideraram “absurdo” e um valor que, em alguns casos, chegou ao dobro do registrado no mês anterior. Em algumas situações, o total a ser pago está bem distante da média registrada nos meses anteriores.
Robson questionou o valor total da fatura de R$ 464,20 por meio de um vídeo nas redes sociais. Nas imagens, ele realiza testes e alega que mesmo sem correr água nas torneiras da residência, o hidrômetro – aparelho utilizado para medir o consumo de água; continua girando e marcando um gasto que acredita ser inexistente. Ele chegou à conclusão que está pagando pelo ar que passa por dentro do encanamento.
O DIÁRIO esteve na casa de Robson, que reafirmou as reclamações em relação ao consumo registrado já há alguns meses, que vem apresentando oscilação. “Moramos eu, minha esposa e um bebê; pelo meu consumo histórico isso não condiz com a realidade. Desde quando começaram a dar manutenção da bomba da rua, as contas começaram só a subir, tenho acompanhado. Já gastei na média de 1.200 litros, 3.000 litros, agora pular para 14.000 litros de água? Não tem nem empresa que gasta isso”.
O morador ainda reclamou da falta d’água constante na localidade e disse que também não concorda com o valor cobrado pela taxa de coleta e tratamento, que corresponde a R$ 222,20. “No morro aqui falta água direto, essa semana mesmo já não tinha água. Vou na Câmara pedir explicação da Copasa, não só questão de consumo, mas sobre a taxa de esgoto também. A taxa é praticamente o mesmo valor que pago pelo abastecimento”.
Muitos consumidores têm utilizado uma válvula que traz em suas especificações, tecnologia que faz com que o ar retorne a tubulação da rua sem ser contabilizado. O dispositivo que ficou conhecido como ‘redutor de conta de água’ é comercializado. Após a surpresa com as contas, Robson também resolveu buscar esta alternativa. “O que está acontecendo é ar na tubulação, até comprei um dispositivo que vou instalar hoje (ontem), bloqueador de ar. Segundo o que conversei com algumas pessoas, funciona. Vou instalar e fazer o teste, acompanhar, se der uma redução muito drástica cabe uma ação contra a Copasa, até de ressarcimento das contas anteriores. Inclusive foi feito a troca desse hidrômetro, já teve bombeiro hidráulico na minha casa para verificar se havia vazamento, troquei os acessórios da minha caixa d’água por dentro para ter certeza. Mas, daí pra o valor das contas foi só aumentando gradativamente”.
Outros moradores do Vale do Sol têm procurado Robson para fazer as mesmas queixas, como ele destacou. “Tenho relatos de pessoas que a conta veio R$ 1.050. Até de R$ 2.000, que a pessoa está com água cortada, porque não pagou, não tem condições. Estou com advogado, vamos acompanhar e se for o caso entrar com uma ação coletiva contra a Copasa, até pedir a suspensão dessas contas com fatura alta, até que seja apurado o que está acontecendo e feitos testes”.
O DIÁRIO ainda recebeu reclamações de outros consumidores. Um deles pagou o valor de R$ 52,66 no mês de janeiro e no mês seguinte recebeu fatura com o valor de R$ 188,17. Em outra residência, em que o morador costuma pagar o valor médio de R$ 50, neste mês recebeu a conta com o equivalente a R$ 100.
COPASA
A Reportagem entrou em contato com a Copasa buscando informações sobre o que poderia explicar os questionamentos expostos por alguns moradores, além de orientações para que o consumidor possa registrar suas reclamações. Foi emitida a seguinte nota de resposta:
“A Copasa informa que, para o esclarecimento de dúvidas pontuais sobre consumo, o cliente pode procurar a agência de atendimento, localizada na rua Coronel Antônio da Silva, número 657, no Centro de Caratinga, portando o documento do titular da conta e a leitura atual. O histórico de consumo também pode ser conferido na agência virtual no site da empresa (www.copasa.com.br) ou no aplicativo Copasa Digital, disponível gratuitamente na Google Play e App Store”.
Como acompanhar o seu consumo de água
Para acompanhar o seu consumo mensal de água, basta anotar os números pretos registrados no hidrômetro, desprezando os números vermelhos. Em seguida, subtraia este número pela leitura registrada na conta do mês anterior, disponível no campo “leitura atual”. O resultado significa o consumo de água no período, entre as duas datas. A verificação pode ser feito diariamente, semanalmente, ou em outra periodicidade de sua preferência.