Locais foram mapeados e repassados à Secretaria de Obras
CARATINGA– Considerando as deliberações por unanimidade dos conselheiros em reunião ordinária realizada no dia 4 de abril de 2017, de situações que oferecem risco à população; o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC) publicou documento aprovando ações e solicitando intervenções a serem executadas pela Secretaria de Obras em áreas de risco do município, conforme relatório técnico. A resolução foi assinada por João Batista Bárbara, vice-presidente do Conselho.

Rua Januário Luiz Soares, 368/ Esperança. Deslizamento de terra coloca casa em risco. Começou a ser feito o muro de contenção, mas a obra não foi terminada
AS DEMANDAS
Muitas demandas se tratam de imóveis em situação de risco. Dentre os locais estão uma casa, situada à Rua José Onofre Rodrigues, Bairro Esperança, que pegou fogo e está com rachaduras. O Processo está no Ministério Público. O CONPDEC pede a realização de obras de reforma e melhoria na residência. Outro imóvel em situação também considerada de risco está localizado na Rua Osmira Muniz, Bairro Bela Vista, necessitando de construção de muro de contenção e demolição da parte de extensão dos fundos, devido a trincas e rachaduras. Já na Rua Januário Luiz Soares, Bairro Esperança, um deslizamento de terra coloca casa em risco e o pedido é a conclusão de muro de contenção, já iniciado pela prefeitura.

CONPDEC publicou documento aprovando ações e solicitando intervenções a serem executadas em áreas de risco
Problemas também foram identificados em dois distritos. No estádio Palmeira, em Santa Efigênia, enxurradas descem das ruas da parte de cima, próximas ao campo e invadem ruas e quintais com muita força, causando transtornos. As ações a serem executados são levantamento topográfico da sub-bacia destas ruas para dimensionar um projeto de sistema pluvial; pavimentação de ruas, construção de rede pluvial e meio-fio.
Na Rua Manoel Gregório Pires, distrito de Patrocínio, ocorreu deslizamento de terra da crista de um talude, provocado por carreta que transitava na via, o que faz com que o talude fique sujeito a novos deslizamentos, podendo fazer com que carros e carretas que transitam por ali caiam em cima de casas da parte de baixo. A solução apontada é a construção de um muro de contenção e aumento da largura da pista, além de evitar o tráfego de carretas pesadas até a construção do muro.
Já na Rua Itanhomi (Vila Matipó), Bairro Santa Cruz, ferragens expostas muro, colocam pessoas em risco e falta de pavimentação no local faz com que a via fique escorregadia. Para os conselheiros, é necessário fazer a pavimentação da via e terminar as obras para solução definitiva dos problemas. Na Rua Radialista Nailton Gomes, Bairro Esperança, banheiro construído próximo à divisa está com risco de desabar em cima de imóvel e a falta de meios fios faz com que as enxurradas invadam imóveis, colocando-os em risco. Foi solicitada a demolição do banheiro, refazendo-lhe em local apropriado e a reparação dos meios fios danificados do trecho da rua.
Outra questão envolvendo deslizamento de terra foi observada na Rua Osmira Muniz, o que causou queda de meio fio e de parte de um muro de placas, afetando o curso da enxurrada. O Conselho pede a construção de um muro de contenção para recuperação deste trecho da rua e que se faça a captação das águas de chuvas pelas bocas de lobo existentes.
Por fim, na Rua Itaipava, Bairro Dr. Eduardo, a boca de lobo entupida dificulta a drenagem da água. Casas são invadidas pela lama. Pede-se que a Secretaria de Obras realize o desentupimento da boca de lobo para melhor escoamento de águas superficiais e a pavimentação da travessa.