CARATINGA – Você já ouviu falar nos 5R’s do consumo responsável em ação? Reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar. Em vez de comprar novos produtos, essa modalidade permite que as pessoas troquem, não só roupas, como calçados, livros, utensílios domésticos e muito mais.
E quem entende bem disso é o técnico agropecuário Jardel Wilson de Freitas. Afinal, ele fez questão de participar da 9ª edição do “Desapega”, deixando um aparelho que estava em ótimas condições e já não usava mais, e de olho em outro item que ele estava precisando em casa. “É sempre interessante a gente reaproveitar o que tem em casa. Ontem a noite eu vi que aconteceria e logo pensei: ‘Opa! Eu tenho algumas coisas aqui que posso doar.’ Daí, separei, trouxe hoje e agora estou de olho em uma balancinha que me interessa!”
Diferente do Jardel, o ajudante de serviços gerais, Sebastião Moreira de Paiva, ficou sabendo do evento por acaso mas aprovou a realização e reforçou a sua importância nas questões socioambientais. “As pessoas têm descartado muitas coisas de forma irregular. O que elas não usam mais, acaba sendo jogado nos rios, nas matas, e a natureza está pedindo socorro e nos dando lições para não destruirmos o planeta.”
Idealizado há alguns anos, o projeto “Desapega” chegou a sua 9ª edição. No primeiro dia do evento as pessoas doavam aquilo que não utilizavam mais e estava em bom estado de conservação e condições de uso. E no segundo e último dia era hora de levar para casa algo que você precisava.
“Dentro do próprio projeto ‘Desapega’ a gente tenta conscientizar a pessoa. Muitas chegam aqui e veem um liquidificador, uma televisão, um aspirador de pó, um computador e ficam deslumbradas. Mas elas precisam se perguntar: ‘Tá aqui, eu posso levar, é de graça, mas eu preciso disso? Por que eu vou levar uma batedeira se eu já tenho em casa e se a ideia do projeto é justamente se desapegar?!’ Então nós não devemos ficar com o olhar no que vale mais e sim no que tem necessidade para cada um de nós”, explicou o professor Eugênio Maria Gomes, diretor-geral da UNEC TV.
O Desapega é um projeto tradicional da cidade. Ele acontece graças à parceria entre o Movimento Amigos de Caratinga, o Lions Clube Caratinga Itaúna e a Fundação Educacional de Caratinga.