Leôncio Tabosa traz para Caratinga o método que busca auxiliar as pessoas na descoberta de suas habilidades e potenciais
CARATINGA – O método coaching moderno surgiu na década de 60 e foi introduzido primeiramente no esporte. Baseia-se na chamada “técnica socrática”, através de perguntas em que o coach (profissional) busca ajudar o coachee (cliente) a descobrir o seu potencial e suas habilidades.
Em Caratinga, Leôncio Jorge Tabosa Batista acaba de trazer o método e tem boas expectativas de atingir o público. Ele é formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching, com curso de certificação e especialização e também é analista comportamental. Leôncio conta que, por enquanto, está fazendo o chamado “home care”, atendendo em empresas e nas casas das pessoas. Mas, a intenção é ampliar os atendimentos. “Vou observar a demanda, se ficar grande, vamos abrir um escritório de coaching. Num local específico é muito mais fácil, privacidade. É interessante ressaltar também a questão da segurança das informações. No contrato é previsto que eu não posso falar do que foi tratado na sessão e que isso fica guardado comigo”.
As sessões têm a duração de uma hora e meia e são semanais. É um processo de descoberta, que depende principalmente do cliente. Normalmente, o mínimo é de 10 sessões, podendo se estender, caso o coachee achar necessário. “Em momento nenhum eu vou dizer o que você tem que fazer. O problema pode estar claro pra mim, mas quem tem que descobrir é você. São perguntas técnicas que a gente estudou e sabe onde ela vai influenciar a nível neural. Vamos fazendo essas perguntas e a pessoa vai se respondendo durante uma sessão que dura uma hora e meia. Ao final de cada sessão é obrigatório se ter um plano de ação. A gente vai pegar tudo o que foi tratado, que ela descobriu e vamos trabalhar durante uma semana”.
É fundamental que durante o processo o cliente seja sincero em suas respostas. Leôncio destaca que tentar mentir, é uma tentativa frustrada de se enganar e fugir da realidade. “Ela pode buscar ali estar se enganando, mas a experiência do coach mostra. Eu não tive experiência ainda da pessoa conseguir me enganar muito tempo. Normalmente, com a sequência de perguntas ela já vai até se contradizendo e a gente acaba descobrindo o que ela realmente quer. Existem ferramentas que a gente utiliza também, são planilhas, questionários, ela vai preenchendo e vai respondendo. Podemos descobrir problemas que estão a nível funcional, que vem da família, então fazemos o trabalho na família. Ou em nível de família que vem do trabalho. Então é uma ferramenta de descoberta mesmo, das suas habilidades e potencialidades”.
Mas, após passar por todo esse processo, é preciso ter uma meta. Se a pessoa ainda não tem essa consciência, precisará descobrir. “Em uma sessão existem pessoas que não têm meta, apenas diz que quer mudar de vida. Normalmente quem chega numa situação dessas não está satisfeito com a vida dela e através de algumas ferramentas, como, por exemplo, roda da vida, ela vai descobrindo uma meta. Ali, ela vai se deparar com um ponto a melhorar na vida, que vai acabar se tornando uma meta”.
O coaching também pode contar com outros profissionais, que auxiliam durante o processo. Leôncio está buscando parcerias. “Psicólogo é um profissional que geralmente a gente faz uma parceria porque pode ser que para o cumprimento da meta, a pessoa não atinja por alguma crença ou problema que houve no passado, porque nós não trabalhamos o passado e sim o estado atual até o desejado. Pode ocorrer algum fator limitante que esteja atrelado ao passado e que realmente é psicológico, então a gente encaminha para o psicólogo. Em caso, por exemplo, de emagrecimento, podemos indicar também um nutricionista, professores de educação física, personal trainer, para ajudarem também na parte mais biológica e funcional”.
O processo ainda conta com teste comportamental, que ajuda a traçar a personalidade da pessoa, mas que pode também ser vendido separadamente. “Se alguma empresa quer saber, por exemplo, o perfil dos seus funcionários; também fazemos essa análise separada. Eles preenchem os questionários, nós montamos um relatório para a empresa, onde a pessoa pode melhorar e o que já tem de potencial, que pode manter ou aprimorar. A pessoa que vem e contrata a gente como coach já vai ter isso embutido, uma ferramenta que eu já incluo no trabalho, já vai receber esse relatório normal. Mas, pode acontecer da pessoa não querer fazer coaching, mas querem saber o seu perfil comportamental”.
Leôncio destaca que já está acertando algumas palestras para o mês de outubro, como forma de divulgação do trabalho. “A nossa ideia é trazer mais essa ferramenta para Caratinga, para os profissionais liberais, empresários. Um trabalho muito comum também é com jovens que não sabem o que querem, acontece muito isso. É um trabalho a se fazer também, de desenvolvimento desses jovens. Mas, aqui em Caratinga vamos começar desenvolvendo o life coach, o “coaching de vida”. O coaching executivo nós devemos começar só no ano que vem”.
O piso é de R$150 por sessão, mas dependendo do trabalho, da meta, do coachee ou do seu perfil comportamental, o valor das sessões será influenciado. O preço é acertado em contrato de prestação de serviços, registrado em cartório e com a ciência do coachee.
O coach destaca que a Sociedade Latino Americana, da qual é membro, preza muito pelo coaching científico. “A gente ouve noticias por ai de vários eventos que se dizem de coaching e que na verdade os procedimentos não são do coaching na sua originalidade. O coaching trabalha com ferramentas, é de dupla, ouvindo pessoa por pessoa. Às vezes pessoas fazem eventos, fecham locais e fazem até palestras motivacionais muito boas, que trazem um crescimento para a pessoa que está participando, mas não é coaching. Nós temos essa característica de não aconselhar, não sugerir e somente perguntar para que a pessoa tenha a sua autodescoberta”.
Com a agenda quase lotada até o final do ano, Leôncio destaca que quem se interessar e desejar entrar em contato, deve se apressar. “Coloco-me à disposição da população de Caratinga. São 10 sessões e fica um tempo fechado a reserva, por isso peço que procurem o mais rápido possível, me ligando no (33) 9114-5901 ou (33) 9989-9051”.