“A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência”, Heródoto
Neste final de ano o grande tema em nossas vidas diante dessa crise de larga escala é sobre a Superação. Aceitar a adversidade faz parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Os problemas, sejam grandes ou pequenos, apresentam-se a nós durante toda a nossa existência. É como se fossemos postos à prova, para vermos de que material somos feitos, como é que conseguimos enfrentar algumas situações catastróficas e angustiantes. Quando acontece, aceitá-lo é uma parte da estratégia para nos livrarmos de mais sofrimento. Aceitá-lo pode constituir uma forma de nos reestruturarmos e seguirmos em frente.
Lamentar impiedosamente e sentir autopiedade por causa das adversidades é fechar os olhos para aquilo que se aprende durante as crises. Quando fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade. Quando conseguimos ou nos permitimos pensar mais claramente, perceber que somos capazes de deixar a vitimização autodestrutiva e pensamentos improdutivos, ficamos mais capacitados para lidar com o que está diante de nós.
Cada desafio, a cada dificuldade que enfrentamos com êxito na vida serve para fortalecer a nossa confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros. Superar as adversidades é um dos nossos principais desafios na vida. Quando resolvemos enfrentar e superar, tornamo-nos especialistas em lidar com ela e, consequentemente, promovemos o triunfo sobre as nossas lutas do dia-a-dia.
DICAS PARA SUPERAR A ADVERSIDADE:
- Esteja atento, e aceite que a adversidade é inevitável na vida. Não se trata aqui de ser passivo ou complacente com a adversidade, mas sim dizer que ao aceitá-la acabamos por minimizar e se recuperar dela. É uma forma viável de procurar caminhos alternativos e seguir em frente. Embora a dor seja inevitável, o sofrimento exacerbado é opcional.
- Construa os seus recursos internos.Antes mesmo que a adversidade o atinja, se proponha a trabalhar no seu equilíbrio emocional, fortalecer sua musculatura emocional, coragem e disciplina. Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, você pode preparar-se mentalmente para enfrentar as adversidades de cabeça erguida.
- Esteja preparado para a crise. A preparação para reagir, para agir e saber como atuar em situações difíceis, é como um Kit de Primeiros Socorros para quando o “azar” nos bater à porta. Se tivermos e soubermos usar, certamente evitaremos danos maiores.
- Construa os seus recursos externos. Construa um sistema de apoio baseado na família e nos amigos. Quando as coisas ficam difíceis, todos nós precisamos de encorajamento e apoio. Precisamos de alguém com quem conversar, alguém para ajudar a aliviar o fardo. O fato de saber que um amigo está lá quando você precisa dele, pode ser muito reconfortante.
- Aquilo que não mata nem sempre faz você mais forte. Se você tem resistência suficiente, se desenvolveu e trabalhou determinadas forças mentais e emocionais, então na verdade isso vai fazer você ficar mais forte. A Resiliência como qualquer músculo no nosso corpo é construída gradualmente e exponencialmente com a exposição repetida aos obstáculos e às forças externas.
- Inspire-se e aprenda como os outros que lidam com a adversidade.Há muitas histórias inspiradoras de pessoas que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis. Eles triunfaram sobre as suas adversidades para viver uma vida produtiva e bem-sucedida, em vez de se renderem a elas.
PONTOS A REFLETIR:
- Os tempos difíceis que acontecem na nossa vida podem ajudar-nos a compreender e a apreciar os momentos em que as coisas nos correm bem.
- Olhe para as oportunidades de aprendizagem que todas as situações adversas contêm.
- Decida se você vai permitir que a sua experiência o deixe abaixo. Dependendo da forma como você interpreta a situação, acha que a poderia olhar de outra forma, de preferência mais capacitadora.
- Esteja preparado para aceitar o pior, quando ele ocorrer. Quando se prepara mentalmente para o pior, isso raramente acontece, e se isso acontecer, parece menos catastrófico, porque você está melhor equipado para lidar com isso.
- Cultive a coragem, autoconfiança e superação. Quanto mais dessas qualidades você conseguir reunir, menor será o impacto da adversidade.
- Lembre-se que a adversidade faz parte da vida. Aceitar as adversidades ajuda a superá-las.
“A dor e a morte são parte da vida.
Rejeitá-las é rejeitar a própria vida.”
Havelock Ellis
Fonte: www.escolapsicologia.com/dicas-para-superar-adversidades-da-vida
Luciana Azevedo Damasceno – Neuropisicóloga e Terapeuta Cognitivo-Comportamental formada pela PUC Rio. Elogios, dúvidas e sugestões: [email protected]