O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido por muitos como derrame cerebral, é uma doença de início repentino. Pode-se apresentar com vários sinais dependendo da área do cérebro que foi acometida. Os sinais mais comuns são: paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras, e déficit súbito de uma parte do campo visual.
Dentre os principais fatores de risco do AVC estão: idade avançada, hipertensão arterial (pressão alta), tabagismo, diabetes, colesterol elevado, acidente isquêmico transitório (AIT) prévio e fibrilação atrial.
Devido a sua gravidade e os poucos recursos para tratá-lo após seu inicio, deve-se estar atento em como prevenir sua ocorrência. Fique atento aos fatores de risco e veja abaixo o que se pode fazer para controlá-los.
- Controle a pressão arterial
A pressão arterial elevada é um importante fator de risco para doenças cardíacas e derrames. Quando a sua pressão arterial permanece dentro de faixas saudáveis, você reduz a pressão sobre o coração, artérias, rins e cérebro.
- Controle o colesterol
O controle adequado do colesterol é fundamental. O colesterol alto contribui para a formação de placas de gordura, que podem obstruir as artérias e levar a doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
- Reduza o açúcar no sangue
A maioria dos alimentos que comemos é transformada em glicose (ou açúcar no sangue) que nossos corpos usam como forma de energia. Ao longo do tempo, altos níveis de açúcar no sangue podem danificar o coração, rins, olhos e nervos.
- Seja ativo
O sedentarismo é fator de risco importante para várias doenças. A atividade física diária melhora a qualidade de vida e ajuda a evitar e controlar várias doenças do cérebro.
- Coma melhor
Uma dieta saudável é uma de suas melhores armas para prevenir o derrame além de auxiliar no controle da pressão arterial, colesterol e glicose. O ideal é procurar a ajuda de um nutricionista e aprender a se alimentar melhor, buscando sempre uma mudança de hábitos em vez de restrições alimentares agressivas.
- Perder peso
Controlar o peso é um importante aliado. O emagrecimento leva a redução de sobrecarga no coração, pulmões, vasos sanguíneos e esqueleto. Além de reduzir a inflamação sistêmica causada pela gordura corporal.
- Pare de fumar
Fumantes têm um maior risco de desenvolver derrames e doenças cardiovasculares. Se você fuma, parar é a melhor coisa que você pode fazer para sua saúde.
Esses sete passos podem permitir a todos uma vida saudável longa e produtiva. O importante é que qualquer pessoa pode fazer essas mudanças. Comece com um ou dois dos itens listados, atitudes pequenas podem levar a uma mudança no estilo de vida e trazer grande impacto na melhoria da saúde. A prevenção é sempre o melhor remédio.
O AVC (derrame) é sempre uma emergência e muitas vezes é a família que nota os primeiros sinais de que algo diferente está acontecendo. A rapidez no atendimento a quem teve um AVC é um dos principais determinantes de como evoluirá o quadro. Se necessário procure o pronto atendimento imediatamente ou chame o serviço de urgência da sua cidade.
O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou automedicação sem a orientação de um especialista.
Dra Danielle Viana – Especialista em Neurologia pela Santa Casa de Belo Horizonte. Titulo de especialista pela Associação Médica Brasileira. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia.