Atualmente, graças à Internet, é possível comprar produtos sem sair de casa ou do trabalho, sem se preocupar com horários e sem enfrentar filas e ainda receber tudo em casa ou pedir para entregar diretamente onde desejar. Infelizmente há golpistas que se aproveitam das facilidades do comércio eletrônico para cometer fraudes. Assim como existem lojas, sites e vendedores.
Confiáveis, também existem aqueles cujo objetivo é lesar os consumidores, causar prejuízos e obter vantagens financeiras. Os golpes envolvendo comércio eletrônico são aqueles que procuram explorar a relação de confiança existente entre as partes envolvidas na transação comercial.
Alguns dos riscos que você pode enfrentar ao comprar pela Internet são:
– Não receber o produto ou receber o produto, porém: com atraso, totalmente ou parcialmente danificado, com características ou especificações diferentes do esperado, de origem ilícita ou criminosa, como contrabando ou roubo de carga;
– Enfrentar dificuldades de contato com o site/loja, a fim de resolver problemas;
– Ficar insatisfeito com a compra (“não era bem isso que eu imaginava”) Ter os dados pessoais e financeiros indevidamente obtidos, por meio do uso de computadores invadidos ou infectados, do acesso a sites fraudulentos e falsos da interceptação de tráfego, caso o site/loja não use conexão segura.
– Ter a privacidade invadida, via o compartilhamento indevido de dados pessoais,
– Ter os dados financeiros repassados para outras empresas e indevidamente usados para outros fins Recebimento de spam.
Porém antes de comprar: Utilize sempre um computador seguro com a versão mais recente de todos os programas instalados, com todas as atualizações aplicadas, com mecanismos de segurança instalados e atualizados, como antimalware, antispam, e firewall pessoal, evite usar computadores de terceiros. Acesse o site/loja digitando o endereço diretamente no navegador Web, evite seguir ou clicar em links recebidos em mensagens.
Verifique se o site/loja é confiável: pesquise na Internet para ver a opinião de outros clientes, veja o cadastro da empresa no site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/
Verifique as condições de compra: faça uma pesquisa de mercado e desconfie se o produto estiver muito barato, observe: as condições do produto (novo, usado, defeituoso) a descrição detalhada ou especificação técnica e o prazo de entrega. Não compre caso desconfie de algo, Verifique as opções de pagamento oferecidas e escolha aquela que considerar mais segura, ao fornecer dados sensíveis via e-mail certifique-se de criptografar a mensagem, guarde as informações da compra, como comprovantes e número de pedido, documente também outros contatos que você venha a ter essas informações podem ser muito importantes caso haja problemas futuros, utilize sistemas de gerenciamento de pagamentos, além de dificultarem a aplicação dos golpes, também podem impedir que seus dados pessoais e financeiros sejam enviados aos golpistas, certifique-se de usar conexões seguras, que neste caso o endereço do site começa sempre com “https://”,. O desenho de um “cadeado fechado” é mostrado na barra de endereço, se tiver dúvidas entre em contato com a central de relacionamento da empresa. Marque encontros em locais públicos caso a entrega seja feita pessoalmente, mesmo que o vendedor lhe envie o código de rastreamento fornecido pelos correios, não use esta informação para comprovar o envio e liberar o pagamento até ter o produto em mãos não há nenhuma garantia de que ele foi realmente enviado antes de abrir a embalagem verifique se ela não está danificada, certifique-se de que o produto está de acordo com o que foi comprado, comente sobre a compra no site e em caso de problemas: Entre em contato com a empresa e verifique o ocorrido, se houver problemas de contato com o site/loja utilize sites de reclamações, utilize o Código de Defesa do Consumidor e denuncie o ocorrido ao PROCON da sua cidade, que poderá orientá-lo sobre a forma correta de agir. Cuidado com telefonemas solicitando informações pessoais, não responda mensagens de instituições com as quais você não se relacione, procure reduzir a quantidade de informações que possam ser obtidas sobre você, isso pode impedir, por exemplo, a criação de contas fantasma em seu nome, consulte também a Cartilha de Segurança para a Internet para mais detalhes sobre os riscos relacionados ao Comércio Eletrônico e sobre os cuidados a serem tomados, pelo site http://cartilha.cert.br/golpes/#2.4
Obrigado a todos que nos acompanham e você já sabe qualquer dúvida ou sugestão nos envie pelo e-mail: [email protected], ou para edição deste jornal.
Josias Viana tem MBA Executivo em Marketing e Gestão de Equipes pela Universidade Cândido Mendes e Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Instituto Newton Paiva, Certificação em ITIL, Microsoft, SCRUM métodos ágeis, CYBERSECURITY, CSIRT FOUNDATION e ETHICAL HACKING ESSENTIALS E SECURITY OFFICER.