‘Dia das Mães’ não superou vendas do ano passado. Comércio aposta em liquidações e espera recuperar vendas no ‘Dia dos Namorados’
CARATINGA – As vendas realizadas na semana do Dia das Mães caíram pela primeira vez desde em 13 anos, conforme aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Mães 2015. Durante a semana, de 4 de a 10 de maio, houve queda nas vendas de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (5 a 11 de maio). Esta é a primeira queda que ocorre nesta data comemorativa desde o surgimento deste indicador, em 2003.
No final de semana do Dia das Mães (8 a 10 de maio), as vendas caíram 3,9% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (9 a 11 de maio).
De acordo com os economistas da Serasa Experian, com o bolso mais curto devido à alta da inflação e tendo em vista o elevado custo do crediário bem como a queda dos níveis de confiança dos consumidores, houve, pela primeira vez em treze anos, retração nas vendas durante a data comemorativa do Dia das Mães neste ano.
A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) era de que o Dia das Mães em 2015 registrasse o volume de vendas desde 2004. A entidade previu aumento de 0,5% em comparação com 2014 e um movimento de cerca de R$ 6,5 bilhões.
METODOLOGIA
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 04 de a 10 de maio de 2015 e comparadas às consultas realizadas de 05 a 11 de maio de 2014; e as do período de 8 a 10 de maio de 2015, em comparação às do período de 9 a 11 de maio de 2014.
CARATINGA
Em Caratinga a situação não foi diferente e se refletiu no duro momento enfrentado pelo comércio local. De acordo com dados levantados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em comparação ao mês de abril deste ano, o período que antecedeu o Dia das Mães teve um aumento de 1,6 nas vendas. Mas, se comparado com as vendas do ano passado no mesmo período ficou abaixo das expectativas.
O DIÁRIO conversou com alguns comerciantes, que preferiram não se identificar. Mas, eles afirmaram que o comércio tem registrado quedas desanimadoras e reconhecem que a realidade não é local, mas consequência de um cenário nacional.
Algumas lojas estão apostando em liquidações a preços atrativos, para lidar com a “sobra” do que foi investido para o Dia das Mães e reduzir o estoque. A próxima data comemorativa para o calendário do comércio é o Dia dos Namorados. Comerciantes apostam na data para recuperar o tempo de boas vendas.