CARATINGA – Novembro chegou. É hora de começar a planejar as festividades de Natal. E é exatamente neste mês que começam as campanhas solidárias, com o objetivo de arrecadar donativos para famílias necessitadas. Os movimentos já começaram em Caratinga.
A data espalha o sentimento de solidariedade e atrai até mesmo os jovens. Mariana Seppe, de 12 anos de idade, ilustra bem isso. Ela e sua amiga, Vitória Regina, de 11 anos, fizeram uma rifa de uma cesta de chocolate. O objetivo é arrecadar fundos para compra de alimentos, materiais escolares e produtos de limpeza para doarem a pessoas carentes.
A iniciativa partiu das estudantes, como complementação a uma campanha já realizada no Colégio Integrado de Caratinga (CIC), onde elas estudam. Todos os anos, o colégio promove o “Natal Solidário” e este ano foi escolhida uma escola para ser beneficiada, a Escola Municipal Luiz Antônio Bastos Cortes. Toda a arrecadação está prevista para ser entregue no dia 9 de dezembro, no CIC, que receberá as famílias, oferecendo ainda um lanche.
A rifa promovida pelas jovens já tinha um ganhador, mas o sorteado decidiu não ficar com a cesta, para que elas prosseguissem em busca de mais arrecadação, com a promoção de uma nova rifa. Com a primeira arrecadação, já foi possível comprar 64 rolos de papel higiênico e 28 sabonetes.
Mariana e sua turma estão passando nas casas e nos comércios em busca de contribuição. O objetivo é ajudar pelo menos 180 alunos e suas respectivas famílias. Apesar da pouca idade, a estudante justifica sua ação em poucas, mas, sinceras palavras. “É importante ajudar as pessoas a terem um natal melhor, mais simbólico. Me sinto grata de ajudar a fazer o natal de alguém melhor”.
NATAL LEGIONÁRIO
Outra iniciativa neste fim de ano é a campanha “Natal Legionário”, promovida pela Casa Ziraldo de Cultura, em parceria com o Casarão das Artes e músicos de Caratinga. A campanha é organizada pelo cartunista Edra e o músico Jair Neto.
Aberta oficialmente na tarde de ontem, os pontos de arrecadação de brinquedos, roupas e calçados são a Casa Ziraldo, Casarão das Artes, Pingo de Gente, Eletrosom e Tribus. Novos ou usados, em bom estado de conservação. Também não há limite de idade. Assim, fica bem mais fácil doar, como acreditam os organizadores.
De acordo com Edra, a meta é levar as arrecadações às comunidades de Caratinga. E para repetir o sucesso da campanha do Dia das Crianças, as redes sociais serão utilizadas novamente como ferramenta principal para atrair os caratinguenses. “O interessante dessa campanha é que une as duas casas de atividades culturais e os músicos. Vamos continuar com os desafios, marcando os amigos. Esperamos contar novamente com a população, o caratinguense é solidário e abraça as nossas campanhas”.
Para Jair Neto, toda campanha solidária é importante, mas não deve acontecer somente nas datas comemorativas, é algo que precisa virar rotina. “Esta campanha, além de ajudar as pessoas que precisam, fideliza mais a cidade com os músicos locais, que nos sabemos das dificuldades. É uma data simbólica, pra nós isso é muito bom, mobiliza todas as pessoas. Mas, tomara que o projeto possa fluir de maneiras mais efetiva”.
A campanha será encerrada no dia 17 de dezembro, às 19h30, com o “Tributo a Legião Urbana e Renato Russo”. O evento vai acontecer no Casarão das Artes e vai reunir 16 músicos de Caratinga, interpretando canções que se eternizaram como clássicos e promoveram uma verdadeira explosão entre os anos 80 e 90. A venda de ingressos é limitada em 150 unidades e já está disponível pelo valor de R$ 10.
Esta será uma maneira de unir os jovens, ao espírito solidário. Jair destaca que quem for ao show, terá diversão garantida. “Uma banda que tinha muitas ideias; é atrativa. Serão 30 canções, vamos contar a história da banda, um verdadeiro workshop”.
Quem contribuir com a campanha estará concorrendo a duas camisas. E os 10 primeiros que realizarem sua doação, postarem nas redes sociais e marcarem os amigos no desafio, ganharam ingressos para o show.