Cartas estarão disponíveis a partir da próxima quarta-feira (16), à espera de apadrinhamento
CARATINGA- Realizada há mais de 25 anos, a campanha Papai Noel dos Correios possibilita que milhares de pessoas a fazerem parte da família Noel, para disseminar solidariedade. Em 2010, os Correios colocaram sua maior ação social a serviço da educação, ao incluir as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Interessados em apadrinhar cartas devem procurar o atendimento dos Correios, na Rua Coronel Antônio da Silva
A empresa acredita que, com a redação manuscrita das cartas, a ação estimula o aprendizado em sala de aula e resgata o prazer em escrever. Outro aprendizado dos estudantes é sobre como endereçar, o uso do CEP e do selo postal. A solidariedade é a palavra chave desta iniciativa que mobiliza empregados e a sociedade em prol da felicidade das crianças e da magia do Natal.
Em Caratinga, a campanha já foi oficialmente lançada ontem e as cartas já estarão à disposição para apadrinhamento, a partir da próxima quarta-feira (16). Em média 300 crianças têm suas cartinhas adotadas por ano na cidade, mas a expectativa é atingir a um público ainda maior.
De acordo com o coordenador de Vendas, Luciano de Souza, este ano a campanha foi direcionada aos alunos da Escola Estadual Engenheiro Caldas, com alunos da educação integral e Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, além das creches. “A prioridade é atender a essas duas escolas, mas na medida do possível, dentro da nossa disponibilidade e apadrinhamento, a gente procura atender a todas as crianças que escrevem sua cartinha”, explica.
Luciano ainda explica quais são os critérios de participação. “As cartinhas são deixadas nas agências dos Correios ou nas escolas e a comunidade pode procurar a agência dos Correios e escolher a carta que ele quer apadrinhar. Ele adquire o presente, traz pra gente, que então vamos fazer a sua distribuição”.
O gerente do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) de Caratinga, Sérgio Ribeiro, destaca que até o ano passado, a entrega das cartas era feita direto no endereço da criança. No entanto, para melhorar a campanha, uma parceria com as escolas foi adotada. “Começamos a ter muitos problemas, com endereço insuficiente e às vezes a gente virava o ano sem conseguir entregar ou localizar a criança depois, porque mudava ou saía da escola e nem tínhamos esse acesso. A empresa passou a entregar na própria escola, que faz a reunião com as crianças e marca o dia de fazer a entrega. Na medida em que já vamos recebendo, temos uma quantidade, já vamos passando para escola pra fazer a distribuição e não perder tempo”.
DOAÇÕES
A gestora dos Correios, Julimara de Cássia Pessine, chama atenção para a importância da participação da população nesta campanha. “Os Correios abraça com muita solidariedade essa campanha. Ela acontece há 27 anos e aqui na nossa cidade tem uma participação muito solidária. Começamos agora a campanha 2017 com o maior prazer, desejo, que você possa doar, ser solidário a esse trabalho que o Correios faz. Hoje atendemos a uma média de 250 a 300 crianças e esse número pode aumentar, a demanda é muito grande. Depende de todos nós, estendermos a mão. Quando vamos até as escolas ou uma creche é maravilhoso. É gratificante, porque com a participação da nossa comunidade, nossa Caratinga, que acolhe, abraça e está sempre com a gente nas campanhas sociais”.
As cartas ficam disponíveis no atendimento dos Correios, localizado à Rua Coronel Antônio da Silva (Rua Nova) e cada um pode selecionar aquela que esteja de acordo com sua realidade financeira. “São cartas acessíveis a todos, então é só chegar até um dos nossos atendentes e a carta estará à disposição para doação. Os brinquedos mais pedidos são as bonecas, carrinhos e material escolar. A gente procura colocar esses pedidos que sejam acessíveis ao poder aquisitivo de cada um, para que todos possam participar. Tenho certeza que com você, todos nós, a gente pode fazer uma campanha maravilhosa”.
Além do doador individual, as empresas também são chamadas a se mobilizar e somar esforços nesta campanha, com o objetivo de alcançar o maior número de crianças possível. “Você que está em sua empresa, sua agência bancária, sentado em seu escritório, seja solidário. Venha até os Correios, faça uma campanha na empresa junto com seus colegas, funcionários e faça uma doação. Temos uma demanda muito grande e com certeza com a participação de todos vocês vamos oferecer ao coração de cada criança, cada amigo nosso, o espírito do natal, que possa fazer a diferença não só pelo presente, mas pela solidariedade do coração de cada um de nós, que é estender a paz, o amor, acima de tudo a fé. Lembrar que Deus existe e que tudo na vida pode quando a gente quer”.