Primeiro dia contou com a presença do secretário de Estado Pedro Leitão, que enalteceu que Sicoob Credcooper mostrou o “caminho para o Estado e o País saírem da crise”
CARATINGA- A Feira de Negócios Agropecuários do Sicoob Credcooper (Fenasc) 2017 teve início ontem. O evento aconteceu de 9h às 20h no sítio Ycambi Ranch, situado à MG-425 (km 01). 75 expositores participam do evento e oferecem oportunidades de negócios aos visitantes, nos mais variados ramos de mercado, como construção civil, veículos, eletrodomésticos e imóveis.
A abertura da Feira contou com a presença de associados, visitantes e autoridades. A mesa principal foi composta pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credcooper, Kdner Andrade Valadares; conselheiros Sérgio Gilberto Stevanato, Aluísio Xavier, Jairo Sabino de Souza, Wagner Ribeiro dos Santos e Benedito Porfírio Lima Júnior; diretor financeiro, Anderson Miguel Rodrigues; diretor administrativo Alexandre José Corrêa; coordenador do Conselho Fiscal, Saturnino Nunes Braga; secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão; presidente da Cooperativa de Crédito Rural dos Cafeicultores da Região de Lajinha, João Noronha; o prefeito de Caratinga, Welington Moreira de Oliveira; e representando os demais prefeitos da microrregião, a prefeita de Santa Bárbara do Leste, Wilma Pereira e o prefeito de Piedade de Caratinga, Edinilson Dornelas Lopes.
TRABALHO EM EQUIPE
Kdner Andrade ressaltou com entusiasmo o trabalho de equipe para organização da feira. Funcionários de todas as unidades do Sicoob Credcooper na região estão diretamente envolvidos no projeto. “Esperamos que a gente tenha realmente uma Feira do jeito que a nossa população, comunidade, entidades e empresas que fazem parte do Sicoob Credcooper, nosso associado, merece. A equipe de funcionários fez tudo com muito carinho, comprometimento, dedicação, para que as coisas fluíssem da melhor forma possível e acontece da forma que está. Estive aqui ontem (quarta-feira), vi o pessoal preparando e está tudo no ponto, pronto para funcionar, graças a Deus. Gostaria de deixar um agradecimento especial à equipe comandada pelo Tiago Franco (gerente de Negócios), que realmente fizeram um trabalho extraordinário. Sem retoques, não tem comentário a fazer de forma negativa, é tudo positivo. Na entrada, o credenciamento acontecendo rapidamente, muitos já haviam se cadastrado pelo site, tudo tranquilo”.
Sobre a ampliação da programação do evento, que acontecerá até o sábado (26), Kdner destacou que a cooperativa ouviu a uma reivindicação dos associados, que participaram da primeira edição. Ele ainda frisou a relevância da Feira, que já entrou para o calendário de eventos do município. “Fizemos uma pesquisa e eles solicitaram um número de dias maior, na verdade queriam até quatro dias, mas é muito pesado, cansa e é preciso realocar a equipe de funcionários para estar aqui fazendo esse trabalho. Então estamos fazendo a experiência com os três dias e esperamos que seja realmente mais um sucesso. É algo que já emplacou não só em Caratinga, mas em toda a região, as nossas ‘coirmãs’ já estão fazendo. Lajinha e Espera Feliz já fizeram, nós estamos fazendo essa semana, na próxima semana é em Manhuaçu. É algo que veio para ficar e a gente procura interligar nesse trabalho, o consumidor com o fornecedor, de forma que todos saiam ganhando e a gente possa participar desse conjunto”.
O diretor financeiro do Sicoob Credcooper, Anderson Nogueira, resumiu as primeiras horas de evento como a satisfação no atendimento de qualidade aos associados. “Alegria muito grande em saber que o associado tem prestigiado. O evento foi feito exclusivamente pra ele, tanto o nosso expositor que é associado, quanto o associado para vir e se beneficiar. Queremos superar as nossas expectativas e que o próprio associado sinta-se em casa e possa fazer bons negócios dentro da nossa Fenasc”.
‘CAMINHO PARA SAIR DA CRISE’
A Feira de Negócios Agropecuários foi muito elogiada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão. Para o secretário, a iniciativa da cooperativa serve de modelo para que o País reaja à crise. “Quando entrei nesse evento senti um orgulho muito grande. Orgulho de Caratinga e da agricultura porque nesse momento de crise, de 14 milhões de desempregados, estamos aqui mostrando o caminho para o País. Não é exagero dizer que fazer um evento desse com esse tamanho, nesse momento de dificuldade é mostrar qual é o caminho para o Estado e o País saírem da crise. É com trabalho. Isso é mérito de todos os associados do Credcooper, dos funcionários, vejo a alegria com que eles trabalham. Acho que todo Sicoob tem pela governança essa participação de todos que fazem parte. A gente precisa mais é disso, Conselho e presidência atuantes, fazendo o que precisa fazer”.
Pedro Leitão ainda afirmou que o evento é um grande incentivo ao agronegócio e faz com que o produtor acredite na força do seu trabalho e nas perspectivas de vencer as dificuldades. “Representa muito, porque não são só os negócios gerados, mas é o encontro das pessoas. Quando a gente chega aqui volta mais entusiasmado para nossa propriedade rural, nosso negócio e nossa cidade, tenho certeza. A gente vê que as coisas estão dando certo e esse é um exemplo, grande inspiração. Nesse momento a agricultura em Minas Gerais tem muitas dificuldades, mas mostra que é o setor que mais cresce no Estado, mais gera emprego e renda, que é um terço do PIB (Produto Interno Bruto) e que é nesse trimestre o setor que mais cresceu 11%. A gente precisa avançar mais. É nesse momento de dificuldade que a agricultura precisa levantar a cabeça e mostrar que pode ainda mais”.
PALESTRAS TÉCNICAS
Além do balcão de negócios, o primeiro dia da Feira ainda trouxe quatro palestras: ‘Gerenciamento da atividade cafeeira – Administração de propriedades’ –Niwton Castro Moraes – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; ‘Boas práticas para obtenção de cafés com origem controlada – Projeto Matas de Minas’ – Sergio D’ Alessandro; ‘Boas práticas na comercialização do café – Tendências de mercado’ – Giliarde Cardoso – Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e ‘Fomento do Agronegócio: Linhas de crédito direcionado’ – Luciano Ribeiro Machado – Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).
Primeiro palestrante do dia, Niwton Castro destacou que o tema abordado buscava, dentre outros objetivos, conscientizar sobre a importância da adoção de boas práticas nas propriedades. “A ideia é que neste mundo contemporâneo é preciso que o produtor ou qualquer pessoa que esteja na atividade, no caso comercial, esteja permanentemente refletindo sobre os rumos daquele negócio, suas relações humanas, comerciais. Enfim, sobre os rumos daquele negócio. Então, a gente traz para eles uma proposta de reflexão neste sentido”.
O palestrante ainda ressaltou a importância de acesso a novos mercados. “Fica bastante limitado se eles se dispuserem apenas a alcançar o mercado local ou mesmo microrregião. Então é preciso pensar em outros mercados, muitas vezes fora do próprio País”.
Niwton, que é assessor especial de cafeicultura da Secretaria, ainda destacou que no gerenciamento de propriedades, o programa estadual de certificação de café se destaca entre as várias ações de extensão rural e assistência técnica direcionada aos produtores rurais. “Esse programa tem conseguido um espaço muito interessante no Estado porque realmente agrega à propriedade em termos de gestão mais eficiente, qualidade ao produto e tem conseguido em grande medida também mercados diferenciados para esses produtos. É uma alternativa interessante e nós inclusive vamos comentar alguma coisa na palestra sobre isso, uma das alternativas que o produtor tem no caminho de uma melhor gestão do seu empreendimento”.
Além do momento de palestras, a Feira aproxima os consumidores de excelentes oportunidades de mercado, como ele destaca. “Esse evento mais do que de aperfeiçoamento técnico/tecnológico é também um ambiente de aproximação entre os diversos segmentos da cadeia. Nesse sentido, o Sistema Sicoob está de parabéns por incentivar essa aproximação e facilitar os negócios”.
Programação desta sexta-feira (25):
- 10h – “Conjuntura econômica e as expectativas para o agronegócio ” – Marco Aurélio Borges de Almada Abreu – Diretor-Presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob)
- 13h – “Gestão e eficiência de custos na pecuária leiteira” – Feliciano Nogueira de Oliveira – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
- 16h – “Gestão de custos na produção de café” – Glauce de Fernandes Lourenço – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
- 17h – “Correios: Operador logístico para exportação” – Luciano de Souza Lucas
- 18h – “Certificação de produtos orgânicos e certificação SAT (produção vegetal em sistema sem agrotóxicos)” – Rogério Carvalho Fernandes – Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)
Balcão de Negócios de 9h às 20h