INHAPIM – A partir desta segunda-feira (23), está sendo implantado de maneira experimental, na comarca de Inhapim, o inquérito policial digital.
Dentre as diversas vantagens, a inovação visa dar maior celeridade e segurança aos processos investigativos instaurados pela Polícia Civil de Minas Gerais, além de proporcionar maior eficiência e efetividade através de um trabalho dinâmico e conjunto da PC, Ministério Público e Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Outro ponto positivo é a racionalização dos recursos materiais e utilização das demais ferramentas tecnológicas.
A informatização do inquérito policial traz também comodidade e facilitações às investigações como acesso do delegado de polícia, ao investigador e ao escrivão que terão a mobilidade de em qualquer local com acesso à internet, obter e manusear as peças, evitando extravios e propiciando inserção de peças novas até mesmo em diligências de campo.
Para a concretização desta inovação, haverá a cooperação do Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais na integração dos sistemas PCNet, SRU e PJe, de modo a permitir a distribuição direta de expedientes por parte da autoridade policial e a tramitação direta de inquéritos policiais, o que potencializará a celeridade, a instrumentalidade e a economicidade.