BOM JESUS DO GALHO- Revés do Belém, distrito de Bom Jesus do Galho, terá em breve o esgoto tratado. O lançamento da obra aconteceu nesta segunda-feira (23), com uma solenidade na praça. Ao todo, o investimento de R$ 6.768.343,62 foi financiado pela Fundação Renova.
Participaram da solenidade políticos, comunidade e representantes da Renova e da Dact Engenharia, empresa que realizará a obra. Além do anúncio da assinatura da ordem de serviço, a festa ainda contou com apresentações da Fanfarra do “Grupo Melhor Idade, além de pula-pula, algodão doce e ações da Secretaria de Saúde, que montou tendas, onde foram ofertadas ações de prevenção e promoção da Saúde, dentre elas aferição de pressão arterial, distribuição de materiais educativos e orientações gerais.
O prefeito Aníbal Borges destacou que há muito tempo a população aguardava pela obra e os esforços empenhados para o projeto. “Revés do Belém está sendo premiado com esse grande presente, uma obra tão esperada pela população. Temos aqui 4 km de esgoto que nós fizemos em 2006/2007 e depois ninguém fez mais nada. Esperamos que a comunidade agora aproveite para trazermos um Revés com uma saúde melhor, porque a saúde sanitária é importante. Era pernilongo, tanto problema, doença, criança que às vezes pisava nesses lugares cheios de dejetos. Queremos eliminar tudo isso, se Deus quiser vamos ter uma Revés do Belém renovada. Foi uma luta tremenda para conseguir aprovar o projeto, que é complexo. Foram mais de dois anos e agora conseguimos com sucesso a aprovação do BDMG. Vai ser uma obra que vai resolver o problema, hoje temos mais de 150 fossas. É um trabalho desumano para retirar todos os dejetos, isso vai acabar. Vamos dar uma tranquilidade para nossos funcionários e população”.
A ETE ficará localizada às margens da rodovia, como destaca o chefe do executivo. “Já tínhamos uma ETE lá construída por mim em 2006 e 2007. Furtaram as bombas e ela hoje está desativada. Acabou apodrecendo, era uma ETE de metal e acabou enferrujando e deteriorando com o tempo. Hoje vamos ter uma ETE de qualidade, fibra e vai coletar 100% do esgoto de Revés do Belém”.
Luiz Felipe Santana, representante da Fundação Renova, explica que após o rompimento da Barragem de Fundão em 2015 foram destinados alguns recursos para municípios no entorno do Rio Doce. “Foram criados mais de 40 programas pela Fundação Renova, destinados a ter algum tipo de recompensa ao dano causado pela barragem, um deles é o programa de saneamento, voltado para obras de sistema de esgotamento sanitário e resíduos sólidos. E desde quando o prefeito assumiu ele quis dar prioridade ao distrito de Revés, uma região que estava mais carente e precisava de obras de saneamento. Começamos esses estudos junto à empresa contratada, para ver a melhor solução e chegamos num projeto final, possibilitando o processo licitatório das obras. A Estação irá receber todo esse esgoto do distrito, tratar e lançar no corpo d’água no córrego, uma água de qualidade muito melhor, pois, hoje é lançado esgoto bruto lá”.
A engenheira ambiental Thamyres Rocha enfatiza os benefícios da obra de esgotamento sanitário para a comunidade. “Hoje Revés do Belém não tem 100% do esgoto coletado. O esgoto é lançado in natura no córrego, temos grandes problemas na questão da poluição desse curso d’água, doenças, poluição hídrica e realizando a coleta, tratamento e destinação final deste esgoto só tem a trazer benefícios para os munícipes, como melhora na qualidade de vida, diminuição de doenças, aumento no índice de saúde. Além de tudo, essa grande melhoria será em relação ao meio ambiente, que hoje praticamente temos um curso d’água que é esgoto a céu aberto”.
Daniel Trindade, sócio-proprietário da Dact Engenharia, cita que a empresa já está pronta para iniciar os serviços. A expectativa é que o prazo de conclusão seja agilizado. “A obra contempla toda a parte de redes coletoras, interceptores, que são as redes que vão levar o esgoto até a estação de tratamento e as ligações domiciliares, além, claro da Estação de Tratamento de Esgoto propriamente dito. O serviço está previsto em ser feito em 12 meses, mas, temos a expectativa de conseguir acelerar as obras e abreviar esse prazo em menor tempo possível. Estamos prontos para começar com a ordem de serviço da prefeitura, a empresa já está mobilizada na região, o que é um facilitador e pretendemos começar os trabalhos quase que imediatamente”.
VEREADORES APROVAM
O vereador Reginaldo Eustáquio cita os benefícios da obra, também do ponto de vista de geração de vagas de emprego na região. “Sem sombra de dúvida, uma grande notícia e antes de ser uma questão sanitária é uma questão humanitária, de dignidade, que o padre Aníbal, através de sua gestão, em parceria com a Renova, está trazendo para Revés do Belém. Além da quantidade de emprego que isso vai gerar, está carente de mão de obra. Nunca em Revés do Belém um prefeito fez tanta obra para a região e eu na função de vereador, fiscalizador, tenho uma facilidade em fazer esse trabalho porque é um gestor comprometido, com responsabilidade social, financeira e com o dinheiro público”.
O vereador Eliezer Moreira também participou do evento e elogiou a iniciativa. “Para nós é motivo de muita alegria, um privilégio muito grande para nossa população. Pela graça de Deus e a força do prefeito empenhou, um recurso que estamos lutando desde a gestão passada, trazendo melhorias para esse esgotamento”.
Samuel Lopes, presidente da Câmara de Vereadores apoia a iniciativa do executivo. “É uma satisfação muito grande para nós estar presente nessa conquista tão grande para a população. É muito importante, é saúde, desenvolvimento para nosso povo. Temos que estar junto para fazer o que é melhor para o nosso município”.
DEPUTADOS PRESTIGIAM
O deputado estadual Marquinho Lemos (PT) falou sobre a importância de a gestão pública investir no meio ambiente. “É muito importante ter essa prestação de serviço, que é uma obra de saneamento. Isso acaba limpando os rios e as águas que a população usa. É preocupar com a saúde da população e meio ambiente”.
Celinho do Sinttrocel, deputado estadual pelo PC do B, analisa que muitos municípios ainda não contam com tratamento de esgoto e Revés do Belém, por ser um distrito, se destaca nesta questão. “O saneamento básico é muito importante na vida de todos nós. É uma obra que vai dar dignidade, qualidade de vida. Saneamento básico, tratamento de esgoto é o que deveria ter em todos os municípios do Brasil. Mas, infelizmente ainda não tem. O padre Aníbal está de parabéns por esta obra, que certamente, a cada dia vai melhorar mais a vida do povo de Revés do Belém”.
- Prefeito com representantes do município, Renova e Câmara de Vereadores
- Os deputados Celinho do Sinttrocel e Marquinhos Lemos, com o prefeito Aníbal Borges e Antônio Elias, representante do deputado federal Leonardo Monteiro
- Representantes da Dact Engenharia, empresa que irá executar a obra com o presidente da Câmara Samuel Lopes
- Presença da comunidade e atrações especiais marcaram o evento