Futebol Solidário: ótima ideia
Esta semana recebi no programa Abrindo o Jogo, o desportista Zé do Alumínio e o técnico Cláudio Maguila. Os dois se uniram para uma grande causa. Ajudar o senhor Sampaio, morador do bairro Limoeiro, a ter um natal melhor já que passa por problemas de saúde e precisa de cuidados especiais, e ainda fazer a alegria de muitas crianças carentes com doações de brinquedos. Pra isso, a ideia, claro, é reunir nomes do futebol de Caratinga que brilharam e ainda brilham pelo mundo a fora. Vitinho, que jogou no Flamengo; Jones Carioca, que atuou no Bahia e futebol turco; Marcelo Alves, campeão brasileiro pelo Botafogo; e tantos outros. Além disso, a presença do ex-jogador cruzeirense Robson, que brilhou com a camisa celeste nos anos 80 e 90. Espera-se com todas essas atrações que o público caratinguense e de toda a região compareça para assistir a uma bela partida exibição com tantas feras em campo, e ainda colabore para fazer o natal do próximo mais feliz. Parabéns a ambos pela ideia.
Mineiros: Busca por gringos
Cazares, Mathias Pisano, Sánchez Miño, e alguns outros foram os nomes mais ouvidos nos corredores de Atlético e Cruzeiro. Ambos buscam alternativas no mercado sul-americano para seus elencos em 2016. Para quem trabalha no futebol não é difícil entender essa opção por jogadores, na maioria das vezes, desconhecidos do torcedor comum. Além de não termos no mercado brasileiro grandes nomes disponíveis em algumas posições, os altos salários dificultam também as negociações. Por isso, essa busca pelos gringos. Alguns chegam e se encaixam como uma luva. Afinal, tanto Raposa quanto Galo, tem histórias recheadas de nomes estrangeiros de sucesso. Mazurkiewicz, Cáceres, Ortiz, no passado, Dátolo, Lucas Pratto atualmente no Atlético.
Perfumo,Revétria, Aristizabal e Sorín no passado. Ariel Cabral, Arrascaetae Mena atualmente vestem a camisa azul. Portanto, exemplos bons e ruins não faltam. Na maioria das vezes será sempre uma aposta. O trabalho de monitoramento de nossos clubes em relação ao mercado exterior ainda deixa muito a desejar. Clubes portugueses e espanhóis, mesmo estando do outro lado do oceano, conseguem fazer melhor.
Mundial de Clubes: vai dar Barça?
Certamente para cada 10 pessoas que fizermos esta pergunta, pelo menos nove deles responderão que sim. Vai dar Barcelona na final do mundial de clubes amanhã no Japão diante do River Plate. A disparidade entre os clubes é enorme. Mesmo sem a certeza se teremos Neymar e Messi em campo. Ainda assim, um time que conta com Daniel Alves, Suarez, Iniesta, Mascherano, Rakitic, é favorito diante de qualquer equipe sul americana. Sendo esse time o Barcelona, com uma filosofia de jogo vencedora. Que procura manter a posse de bola e controlar o jogo o tempo todo, esse favoritismo é ainda maior. Do outro lado, precisamos respeitar a tradição, a garra e a qualidade do futebol argentino representando pelo River Plate. Porém, não tem como negar que as chances de um triunfo dos “Hermanos” é bem remota. Será preciso jogar seu melhor futebol, marcar muito forte, estar concentrado o tempo todo para evitar os espaços no meio da defesa, e claro ter velocidade no contra ataque. Não existe outra receita. Posto tudo isso, independente do resultado da partida, mesmo que o River consiga o feito de bater o todo poderoso Barcelona, ainda assim, na minha humilde opinião o time catalão continuará sendo o melhor do mundo.
Rogério Silva
Leia mais comentários acessando o site: www.diariodecaratinga.com.br