Depois de mais uma decisão do Campeonato Regional da Liga Caratinguense de Desportos agora em 2014, as comparações com edições anteriores, e principalmente com times de outras épocas é inevitável. É quase unanime a opinião de que o nível técnico tem caído anos após ano. Os motivos para essa acentuada queda de qualidade na formação de nossos jogadores e consequentemente dos certames regionais são muitos. Porém, assunto para outra coluna. Hoje, quero recordar com você apaixonado pelo nosso futebol, o Campeonato da cidade de 1978 (A competição recebia este nome na época). Como de costume, houve um torneio início antes da primeira rodada do campeonato. O dia 16 de abril foi de festa no estádio Dr. Maninho com todos os participantes jogando no mesmo dia. América, Anápolis, Associação de Bom Jesus do Galho, Bairro das Graças, Botafogo e Faixa Azul (ambos de Inhapim), Caratinga, Esplanada, Flamengo, Fluminense, Internacional, Juventus, 1º de Maio, Santa Cruz (time antigo do bairro), Santa Rita e São Domingos. O Caratinga venceu nos pênaltis o Santa Rita por 3 a 2.
Quando a bola rolou pra valer, no dia 23 de abril, tivemos resultados acachapantes como a goleada do Botafogo sobre o Flamengo da Rua da Cadeia por 7 a 0. Depois de um certame de muitos gols, estádios lotados e grandes jogos, a decisão foi entre Caratinga x América. O primeiro jogo teve vitória do América com gol de Edervane por 1 a 0. Houve um segundo jogo que ficou empatado em 1 a 1. A competição teve uma polêmica depois do empate entre América e Anápolis em 0 a 0 que beneficiou o Dragão. Assim, os dois foram para um jogo decisivo com o estádio Dr. Maninho lotado. Numa partida muito disputada. Com ótimo nível técnico e grandes jogadores em campo, o Caratinga bateu o Leão por 2 a 0 com gols de Robson e Ailton.
América: Wagner, Maurício, Luizinho, Zé Barreto, Tadeu, Anísio, Marcinho, Élvio, César, Heleno, Pepê, Caparaó e Negão.
Caratinga: Cacau, Carlinhos Carraro, Bebeto, Zezé, Ari, Quinha, Eninho, Luizinho (Maninho), Robson, Ailton, e Rerré.
Um campeonato inesquecível que entrou para a história como um dos mais disputados de todos os tempos. Como já disse inúmeras vezes, infelizmente não acredito que algum dia voltaremos a ter um futebol se quer parecido com o daquela época. Até porque os dias são outros e o mundo mudou muito. Porém, fica a nostalgia que nos faz bem de vez em quando.
Rogério Silva
Leia mais comentários acessando o site: www.diariodecaratinga.com.br